Evito falar de religião, pois para mim é um assunto de foro íntimo, é entre seu D'us e você. Porém eu sou cristã e não tenho vergonha de amar a D'us, mas tenho sim muita vergonha daqueles que usam Seu nome para perpetrar absurdos. Percebam que evitei enunciar a denominação que sigo, as denominações do cristianismo, que já se dividiu em tantos ramos, dizem respeito apenas as questões filofóficas, da forma de batismo e de suas liturgias, afinal todas estão calcadas nos mesmos textos sagrados, com exceções de um ou outro livro apócrifo. Mas voltemos aos absurdos perpetrados: hoje em dia não é incomum ver pessoas que se dizem cristãs se manifestando com ódio contra as escolhas alheias: sejam elas religiosas (religiões de origem africanas, como umbanda e candomblé, ou aqueles que optam por religião alguma, como ateus), seja orientação sexual. A questão é: onde você leu na Bíblia que é para ter ódio dos outros? A mensagem de Jesus é justamente o contrário: seu principal mandamento é amar uns aos outros.
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. (Lucas 10:27)
O mandamento é o amor, não o ódio, jamais o ódio.
Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
(Lucas 10:29)
Foi quando Jesus lhe respondeu com a história do bom samaritano:
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. (Lucas 10:30-37)
Ou seja, a mensagem é de amor a todos, a qualquer um, independente de suas escolhas, opções, religião etc. Amar quem te ama é fácil, o desafio para o verdadeiro cristão é amar a todos, ter compaixão e ser bom. E é assim que se prega o evangelho: através de atos que demonstrem como o amor de D'us opera em sua vida.
E, por último, um alerta deixado por Jesus:
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7:15-23)
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. (Mateus 24:11)
Vigie seu coração, observe se você sente mais amor ou mais raiva das outras pessoas. Pois se você se diz cristão, mas sente raiva e ódio a maior parte do tempo, você não está servindo a D'us, mas àquele que caiu quando um terço das estrelas também caíram.
A todos uma Feliz Páscoa.