11 maio, 2001

Foi inaugurada à 0h de hoje a pista São Paulo - Interior da marginal da Castello Branco, até terça é de graça, depois será cobrado o pedágio de R$ 3,50. Em seus últimos meses de vida, o governador Mário Covas defendeu a cobrança do pedágio, dizendo que o governo tem outras coisas mais importantes onde investir dinheiro do que estrada. E que, assim, só quem se beneficiasse da estrada é que pagaria para usá-la. A princípio o raciocínio do falecido governador está certo; mas especialmente naquela região, em que a Castello Branco corta municípios da Grande São Paulo, nos anos anteriores, foram feitos grandes investimentos pelos governos federal e estadual, para que estes municípios tivessem acesso à estrada. E agora todo este dinheiro público anteriormente investido foi revertido em favor da Via Oeste, o consórcio que contruiu as marginais. Ou seja, não gastou-se dinheiro público agora com a estrada, mas tudo que foi gasto antes - e foi muito - foi jogado pela janela com todos os acessos sendo fechados ou levando direto às marginais pagas.

Outra coisa que eu não gosto neste pedágio é que ele é praticamente urbano. O que pode incentivar à construção de pedágios na marginais Pinheiros e Tietê, idéia já ventilada há tempos por alguns...

violinha at 05:49 PM | Comments (0)

Barrichello começou a fazer discurso de segundo piloto na Ferrari, dizendo que Schumacher é um piloto acima da média etc e tal. Não é interessante toda esta modéstia na época da renovação de seu contrato com a escuderia?

violinha at 05:36 PM | Comments (0)

Ainda sobre o racionamento de energia: se o governo tivesse começado campanhas pela redução no consumo de luz em março, o racionamento poderia ser bem mais brando. O mesmo pode-se diz do racionamento de água. E o plano de racionamento ainda está sendo estudado pelos burocratas do governo, até lá, façamos nossos estoques de vela.

Nota tardia: esta história do governo e o racionamento de luz me lembrou aquela fábula bíblica sobre as virgens prudentes...

violinha at 04:46 PM | Comments (0)

O Ministro da Justiça José Gregori considera precipitação o medo de que os apagões do racionamento de energia favoreçam à violência. É verdade, só porque em todos os lugares do mundo em que há apagões não previstos os índices de violência sobem assustadoramente, não quer dizer que quadrilhas inteiras se preparem para praticar grandes roubos ou fugas em massa de cadeias. Ou é?

violinha at 04:41 PM | Comments (0)

Trânsito + chuva + sexta feira = combinação nada interessante. Para os paulistanos, pelo menos.

violinha at 04:25 PM | Comments (0)
10 maio, 2001

Academias de renome tem, como tudo, dois lados. O lado bom é saber que as aulas e os equipamentos são de última geração. O lado ruim é aguentar as patys-de-presilha (algumas vão fazer exercícios em jejum e têm cãibras). Muito saudável esta atitude, não?

violinha at 04:25 PM | Comments (0)

A Folha online tem aqui um teste de agressividade interessante. Vale a pena responder, apesar das perguntas deixarem meio óbvio o resultado.

violinha at 03:52 PM | Comments (0)

Os lojistas e/ou os fabricantes de CDs devem achar que seu produto é tão necessário quanto remédios. Hoje fui comprar um CD e desisti ao ver o preço: R$ 28,90... prefiro ficar sem!

violinha at 03:22 PM | Comments (0)
09 maio, 2001

Ainda sobre drogas: o que leva alguém a trilhar o caminho das drogas e outros não? Não é raro ver pais com um filho viciado em drogas e com outro ou outros que não tomaram este caminho. Dá para dizer que os pais erraram na educação de um? Aliás, dá para julgar? Só da um frio na barriga pelos meus filhos que ainda não nasceram e que vão herdar este mundo tão torto...

violinha at 03:31 PM | Comments (0)

Drogas são a maior praga do mundo moderno. Se há alguns anos usar drogas era uma forma de contestação; usá-las hoje, somente favorece à manutenção da violência urbana e da corrupção. Drogas levam à ruína financeira e emocional famílias inteiras. A droga não destrói apenas o viciado, mas todas as pessoas à sua volta.

violinha at 03:28 PM | Comments (0)

Acho que preconceito é uma espécie de moléstia mental, talvez a pior. Ah! Está bem! Eu sei que preconceito não é uma doença cerebral, mas que a pessoa preconceituosa age como se tivesse um tumor atacando o cérebro, age. Um tumor atacando aquela parte que controla as coisas que você diz, sabe? Ontem vi uma das piores demonstrações de preconceito que já tive o desprazer de presenciar, contra um deficiente visual, e de alguém que, justamente, tem o dever de ensinar valores como igualdade e justiça. Nunca senti tanta vontade de bater em alguém depois que me tornei uma adulta...

violinha at 03:11 PM | Comments (0)

Meus mais sinceros agradecimentos: o Daniel do Inquietudes em blog me prestou uma linda homenagem no seu blog. Obrigada, Daniel, a gente tem de se indignar com o que acontece neste país, para ver se as coisas, enfim, mudam! Um beijão!

violinha at 03:02 PM | Comments (0)
08 maio, 2001

O governo estuda troca a multa pelo desrespeito ao racionamento de luz por descontos premiais. Trocar multa por desconto é trocar 6 por meia dúzia. Dar desconto para quem cumpre é o mesmo que multar quem descumpre. Só muda o nome. Coisa de marketeiro.

violinha at 02:44 PM | Comments (0)

O senador Arruda tenta escapar da cassação alegando que cometeu mero deslize regimental, que não roubou nem desviou dinheiro público, "deslizes" que, segundo ele, seriam mais graves. Mas ele não cometeu uma falta regimental qualquer, ele violou o sigilo de uma votação secreta, ele desrespeitou a Instituição do Senado e os princípios democráticos que colocam todos os senadores em pé de igualdade.

violinha at 02:32 PM | Comments (0)
07 maio, 2001

Os mais incautos podem até acreditar em um arrependimento tardio de Ronald Biggs, que se entregou ontem às autoridades inglesas depois de passar mais de 30 anos fugindo, mas a verdade é que ele está muito doente e espera receber tratamento médico gratuito e de primeiro mundo na Inglaterra. A maior pena que a Inglaterra poderia lhe impor seria mandá-lo de volta para o Rio de Janeiro...

violinha at 12:39 PM | Comments (0)

O Palácio das Indústrias, a sede da Prefeitura de São Paulo, tem ficado com as luzes acesas durante toda a noite. Dona Marta, dá para mandar apagar as luzes? Ou a senhora acredita nas histórias que dizem que fantasmas assombram o prédio?

violinha at 12:32 PM | Comments (0)
06 maio, 2001

SPAMs estão se tornando a maior praga da internet, talvez uma praga maior do que os vírus. Após passar apenas 48 horas sem conferir meus e-mails, deparo-me com nada menos do que 16 mensagens de spam. Tenho medo de descobrir onde isto irá parar...

violinha at 06:22 PM | Comments (0)

O papa faz apelos pelo paz entre cristãos, judeus e muçulmanos. Não deixa de ser interessante apelos pela paz entre diferentes religiões vindos do líder de uma das Igrejas menos tolerantes, que se apregoa como a única verdadeira.

violinha at 06:18 PM | Comments (0)