02 agosto, 2003

Creio que uma das coisas com as quais perdemos mais tempo pensando é sobre o porquê de uma pessoa ter agido desta ou daquela maneira. É tentar compreender os motivos que levaram alguém a cometer um ato, tomar uma decisão ou falar algo. Óbvio, só perdemos nosso tempo pensando nisto quando esta decisão nos afeta e nos colocamos em verdadeiros esquemas mentais tentando descobrir porque aquela pessoa fez aquilo e daquele jeito. Porém, são raciocínios que só nos levam a becos sem saída, não há como entendermos o porquê de alguém ter agido de determinada maneira, muitas vezes nem a própria pessoa sabe. Cada ser humano é único, como único é seu jeito de pensar ou sentir a vida.

violinha at 03:23 PM | Comments (0)
01 agosto, 2003

A guerra no Iraque tem reaquecido a economia norte-americana com os maiores gastos governamentais com armamentos desde a Guerra da Coréia na década de 50. O cabeça-dura Bush não está caçando Saddam Hussein por estar preocupado com armas de destruição em massa ou coisa parecida. O que Bush Filho busca é retribuir o apoio dos fabricantes de armas que financiaram maciçamente sua campanha vitoriosa à Casa Branca. O grande consumidor de armas, de construtoras, de medicamentos em qualquer país deste planeta é sempre o governo. Atualmente Bush conta com a aprovação de 56% da população americana, vejamos quando tempo este apoio irá durar quando houver aumentos de impostos ou cortes em investimentos sociais.

violinha at 01:01 PM | Comments (0)
31 julho, 2003

A terceira lei de Newton diz que toda força de ação é sempre oposta por uma reação igual e oposta. Em geral, não devemos aplicar as leis da natureza, que são leis de observação, às ações humanas ou sociais, que envolvem toda complexidade das paixões humanas, mas parece ser exatamente este o caso quando se fala em legalizar a união de homossexuais. De uns tempos para cá, vários países tem reconhecido a união, se não o casamento, entre pessoas do mesmo sexo. Pois esta semana os ventos da mudança encontraram dois grandes obstáculos: Bush já avisou que advogados da Casa Branca estudam como inserir na legislação norte-americana que casamento é apenas aquele entre homem e mulher e agora o Vaticano conclamou políticos católicos de todo o planeta a se posicionarem de forma clara e incisiva contra a união civil de gays. O progresso da humanidade sempre foi feito de marchas e contra-marchas, não seria agora que isto iria mudar.

violinha at 04:55 PM | Comments (0)

Bokomoko, meu amigo de todas as horas, reclamou que eu não falo mais do meu verdão, que só ando falando do Real Madrid. Boko: eu continuo palmeirense, assisto os jogos da segundona, mas o que há para se falar em uma semana que perdemos de virada do Remo e levamos 3 nabadas do São Caetano no primeiro jogo em três meses contra um time da primeira divisão? E pensar que o Palmeiras na década de 90 teve grandes nomes em seu elenco, inclusive jogadores que brilharam no pentacampeonato no Japão como Cafu, Rivaldo e Roberto Carlos?

violinha at 03:47 PM | Comments (0)

Encontrei este blog aqui, que tem links deliciosos, bem aqui, no blog das mamães 'modernas'.

violinha at 03:42 PM | Comments (0)

Hoje fui ao restaurante japonês na Praça de Alimentação do Shopping onde fica a academia que eu frequento. Cheguei lá, sentei no balcão e a mocinha virou-se para mim e disse: "Um mini sashimi, uma dupla de gunkan de salmão e um temaki califórnia, né?!" Está certo que eu não sou a pessoa mais criativa para cardápios e sempre peço a mesma coisa. Mas há algo de reconfortante em, em um cidade do tamanho de São Paulo, as pessoas te reconhecerem e se lembrarem dos seus pedidos. Torna o mundo um lugar mais humano, não é não?

violinha at 03:39 PM | Comments (0)

Navegando por aí encontrei este site que, teoricamente, se propõe a dizer o que o restante da mídia não diz. Uma rápida olhada deixa claro que eles são absolutamente contra o controle de armas que o governo tenta implantar. Eu sou absolutamente contra cidadãos armados. Acredito que armas, assim como carros, aviões e lanchas, devem ser usados por quem é devidamente habilitado e treinado para tanto, simplesmente porque armas matam. Eu sei, e é óbvio, que a violência urbana não irá diminuir se apenas tirarmos as armas das mãos dos cidadãos de bem que acreditam que uma pistola sob o travesseiro o deixará seguro. Se não se combater, seriamente, a questão do tráfico de armas nada irá mudar em termos de violência urbana. A proibição da venda, do porte e da posse de armas para a população civil deve acontecer em um segundo momento, primeiro é preciso combater o contrabando e depois combater a venda, porque, no momento em que as armas não entrarem mais ilegalmente, a bandidagem procurará se armar tomando as armas da população civil.

violinha at 11:02 AM | Comments (0)

Ontem a polícia de São Paulo demonstrou rápida eficiência e muita inteligência na solução de dois casos: a morte, durante uma tentativa de assalto, de um dos seguranças do filho do Presidente da República e o assassinato do fotógrafo La Costa, quando este cobria a invasão pelos integrantes do movimento dos sem-teto de um terreno da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Seria muito importante que nosso aparato policial demonstrasse tamanha eficiência também na solução de casos que não tem tanta repercussão na mídia ou importância política porque capacidade para tanto já deixam claro que tem.

violinha at 10:53 AM | Comments (0)

Em Porto Alegre um publicitário teve sua vida salva, em uma tentativa de assalto, porque a bala atingiu a caneta que estava no bolso de seu paletó. O detalhe é que ele não reagiu ao assalto, o ladrão atirou porque a maçaneta do carro dele não abriu a porta. Ou seja, cai por terra, pelo menos aqui, a história do não reagir para garantir sua vida. E, eu fiquei me perguntando, quantos já morreram sem ter esboçado qualquer reação e depois todo mundo ficou pensando que a pessoa reagiu para defender seus bens ao invés de pensar em sua vida? É claro que o melhor é sempre não reagir, não fazer qualquer movimento brusco e tentar sim continuar vivo porque não há nada que a gente não possa comprar mais tarde um melhor e mais bonito se estivermos vivos. Aliás, o ideal é evitar se colocar em situações de risco. Aquele famoso blá-blá-blá: evite parar à esquerda em samáforos, evite parar em semáforos à noite [olhe para os lados e continue], evite estacionar o carro em ruas escuras, mal iluminadas e com pouco movimento. Se você perceber que está sendo seguido, estacione em um posto ou entre no estacionamento de um super-mercado. Se estiver sendo seguido na rua, entre em uma loja. Se você está sendo assaltado: evite sempre fazer contato visual com o ladrão, ele irá pensar que você está tentando memorizar sua aparência e pode atirar. Enfim, este é um resumo do manual básico de sobreviência nos grandes centros urbanos.

violinha at 10:47 AM | Comments (0)
30 julho, 2003

Eu sou supeita pois eu gosto muito de futebol. Passei anos não gostando do esporte mais amado do planeta, considerava-o bestificante, um verdadeiro circo para as massas tratadas a pão e circo, mas me rendi à beleza e inteligência deste esporte. E para quem gosta de futebol como eu dá gosto ver um time repleto de estrelas - uma constelação - como o do Real Madrid.

violinha at 01:52 PM | Comments (0)

A reforma da Previdência, que veio para demonstrar que a coisa mais arraigada em uma classe ou categoria profissional é mesmo o corporativismo, irá sair de qualquer forma, talvez com menos mudanças do que deseja o governo, mas ela será feita de qualquer forma. E digo mais: as mudanças que não forem feitas agora, serão feitas mais tarde. Não tem jeito e não há fórmula mágica: o país não terá dinheiro para continuar pagando os benefícios se tudo continuar como está hoje em dia. Todos os países do mundo têm promovido antipáticas reformas em seus sistemas previdenciários; os avanços do saneamento básico e da medicina promoveram um enorme salto na longevidade das pessoas, um salto não previsto pelos sistemas de previdência pública cujo custeio baseia-se em fórmulas que levam em conta o tempo de sobrevida de quem se aposenta.

violinha at 01:49 PM | Comments (0)

A Prefeitura de Nova Iorque inaugurou a primeira escola exclusiva para homossexuais no bairro de Greenwich Village. A iniciativa segue a linha adotada por aquela prefeitura de criar escolas ou salas de aulas exclusivas para 'minorias', como p. ex.: adolescentes grávidas ou jovens mães solteiras. A idéia, segundo seus idealizadores, é evitar que adolescentes homossexuais sejam importunados por outros jovens. Pode parecer uma boa idéia a princípio, principalmente do quesito azaração, mas segregar, na minha opinião, só aumenta o preconceito. É preciso aprender a conviver desde cedo com a diversidade e separar quem é diferente não cultiva este respeito.

violinha at 01:32 PM | Comments (0)
29 julho, 2003

Comecei a navegar na internet em 1995 e não consigo imaginar como era minha vida antes dela, nem como seria hoje sem ela. Conheci muita gente [de todos os tipos], fiz amigos, encontrei uma fonte inesgotável de informações. Em janeiro último, instalei speedy e já não consigo me lembrar como era minha vida com acesso discado. A mesma coisa a se dizer dos celulares, eles nem existiam por aqui na década de 80 e hoje é difícil ver alguém sem um deles. Como é fácil a gente se acostumar com o que é bom, não? Ou será que o mercado de consumo que gera em nós necessidades que, na verdade, não temos?

violinha at 02:19 PM | Comments (0)

Nuvens negras devem estar pairando sobre a cabeça do casal Maureen Maggi e Antonio Pizzonia. A saltadora foi pega no exame anti-dopping e corre o risco de não ir ao Pan-Americano que começa nesta sexta-feira em Santo Domingo; já o "jungle boy" ficou a pé no meio da temporada de F-1, dispensado pela Jaguar, descontente com seus resultados [nenhum ponto contra 12 de seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber]. Eu sou absolutamente contra drogas e, consequentemente, contra o dopping esportivo, mas já li e ouvi dizer que a "ciência do dopping" está 10 anos a frente dos exames anti-dopping e que muitos médicos sugerem simplesmente liberar tudo e acabar de vez com o exame anti-dopping. Francamente? Sou contra. Não é porque não se pode combater algo que simplesmente devemos liberá-la. Que se aperfeiçoem os exames e aumentem as punições.

violinha at 02:12 PM | Comments (0)

Para quem gosta de quebra-cabeças, tente este joguinho chinês aqui:

http://smallcampus.net/html/maths_games/2001-05-03/riverIQGame.swf

para começar a jogar é só clicar no botão redondo no canto direito da sua tela, a idéia é atravessar todo mundo para o outro lado, mas só cabem dois por vez na balsa e sempre tem de ir um adulto junto [dica: o guarda também é um adulto]. E sim, tem solução sim. Eu já resolvi.

violinha at 11:56 AM | Comments (0)

Quando um criminoso é preso, ele fica sob custódia do Estado, que é o único, legalmente, que pode puni-lo. A morte do traficante Marcinho VP em Bangu 3 pode soar para muitos como: "Viva! Menos um!", mas na verdade significa que o governo foi incapaz de cuidar [porque quem está punindo, também está cuidando] de quem estava sob sua guarda. Em outras palavras, bem mais claras: nem dentro da cadeia alguém está seguro! A crise da segurança pública é bem mais séria do que carteiras sendo batidas ou relógios sendo levados em semáforos fechados. A violência urbana [leia-se: armas de fogo] é a principal causa de lesão de medula em São Paulo, desbancando os acidentes de trânsito, antigos detendores do primeiro lugar.

violinha at 11:45 AM | Comments (0)

A violência urbana tornou-se um dos principais fatores que são levados em conta quando as pessoas escolhem em que cidade irão viver. Matéria da Folha mostra que 55% dos cariocas se mudariam do Rio de Janeiro se pudessem. Eu não entro naquela coisa boba da disputa Rio-SP, acho a cidade muito bonita e tenho grandes amigos que vivem lá, mas parece que a tão decantada paixão do carioca pela cidade maravilhosa virou lenda, hein?!??

violinha at 11:27 AM | Comments (0)
28 julho, 2003

Faleceu o sambista Noite Ilustrada, um daqueles raros músicos que, ao lado de Inezita Barroso, não se vendeu para o mercado fácil do sucesso e se manteve fazendo o que gostava e que agradava seus fãs. Agora você se pergunta: "quem diabos é ele que nunca ouvi falar?". Você pode nunca ter ouvido, mas sabe a coluna da Erika Palomino na Folha, chamada "noite ilustrada"? Advinha de onde ela tirou o nome e a quem ela homenageia?"

violinha at 12:31 PM | Comments (0)

Surpreende como vendedores de lojas são mal preparados para vender o que lhes garante o ganha-pão. Foi-se o tempo em que você ia a uma livraria e o vendedor conhecia os livros e autores, agora, muitas vezes, eles nem sabem se a loja tem o livro ou não. E vivi mais um exemplo disto: ontem fui trocar meu aparelho de celular TIM. Quando eu aderi à operadora, fiz a tolice de comprar um aparelho barato, grande e pesado, um siemens A40, um verdadeiro tijolo e agora parti para um siemens C55. Vou confessar que só comprei este modelo porque era o menor e mais leve que havia na loja, mas fiquei, por um tempo, na dúvida se trazia este ou um mais barato [e mais pesado] da Nokia e tudo o que o moço que me atendeu sabia dizer era que o modelo da Siemens era melhor porque era um lançamento. Bem, eu trouxe o da Siemens porque, apesar de infeliz com meu tijolo, vi que era um aparelho honesto e que a marca realmente é séria [e patrocina o Real Madrid, um dos meus times do caração *hehehe*]. Bem, qual não foi minha surpresa ao chegar em casa e, lendo o manual, descobrir que o aparelho, além de gravar sons como mostra o comercial [aquele que tem o tigre], ele também tem viva-voz embutido e discagem por comando de voz. Pois o vendedor foi incapaz de sequer me falar isto, coisa que não me faria trazer o aparelho, eu queria algo pequeno e leve, mas e se eu procurasse apenas a geringonça com mais tecnologia? PuTz!! Eles não treinam este povo não???

violinha at 12:22 PM | Comments (0)
27 julho, 2003

O nadador russo Alexander Popov amealhou as medalhas de ouro nos 50 e 100 metros livres no Campeonato Mundial de Natação que aconteceu esta semana. E ele o fez aos 31 anos de idade, vencendo grandes nomes bem mais jovens que ele, em um esporte que em que fôlego e explosão muscular contam muito mais que experiência. Tirando-se o fato de que se trata sim de um craque da natação, um gênio deste esporte, que, inclusive, voltou a nadar após ser esfaqueado no estômago e pulmões em 1996, ele mostra que os avanços da medicina esportiva garantem longevidade para esportistas que antes eram obrigados a abandonar seu esporte muito antes do que os atletas se aposentam hoje em dia.

violinha at 06:48 PM | Comments (0)

Estou de volta porque blogar é preciso. Acho que não tenho outra explicação, após mais de 16 meses longe daqui, eis-me de volta [o post abaixo deste, que marca 14 de fevereiro é do ano passado]. Devo confessar que pesou nesta minha escolha por voltar, além do fato de eu ter coisas entaladas que eu preciso dizer / escrever, o fato de que quando se pesquisa "violinha" em qualquer site de busca, o primeiro retorno é sempre este blog aqui. Fiquei envaidecida, fazer o quê?!??

violinha at 06:39 PM | Comments (0)