11 outubro, 2003

E eu embarquei na onda do fotolog. Confira aqui!

Nada de fotos pessoais por enquanto. Apenas fotos de paisagens, de viagens, disto e daquilo. E claro, dos gatos também!

violinha at 05:48 PM | Comments (0)
10 outubro, 2003

A advogada iraniana Shirin Ebadi ganhou o prêmio Nobel da Paz, após muita gente acreditar que o Prêmio iria para o Papa ou mesmo para o nosso Presidente da República, o Lula. A vencedora vive em um país muçulmano e foi a primeira mulher a se tornar juíza em seu país [depois foi obrigada a deixar o cargo durante a Revolução Islâmica, que considerava mulheres emotivas demais para atuarem como juízas] e defende uma interpretação das leis do Islã direcionada por príncípios unversais como o respeito aos direitos humanos e a igualdade. E eu creio que o prêmio estará em boas mãos, o que importa neste louco mundo são mesmo as lutas por causas perdidas ali mesmo em nosso próprio quintal, por mais digno que seja, subir no palanque e fazer discursos bonitos e vazios, sem qualquer eficácia, não produz resultados além de um tantos elogios em editoriais de jornais [que quase ninguém lê].

E o lobby da Igreja Católica, que queria ver o prêmio entregue ao Papa João Paulo II, á abriu o berreiro. Sei lá porquê nunca consegui simpatizar com a figura de Karol Voitila, talvez porque durante seu longo papado ele tenha promovido uma verdadeira cruzada contra a Teologia da Libertação e promovendo a alienante Renovação Carismática.

violinha at 12:00 PM | Comments (0)

E somos mesmo um país de contrastes: enquanto apenas 50% das casas do país conta com saneamento básico - um 'mero' detalhe que salva vidas - 61,6% das mesmas residências têm telefone fixo em casa. O fim do monopólio estatal da telefonia acabou com todo um mercado negro baseado na propriedade de uma linha telefônica. Quem não se lembra dos tempos em que uma linha telefônica chegava a custa dois mil doláres? Mas não basta democratizar o acesso à comunicação, é preciso, antes de tudo, democratizar o acesso à saúde, à educação e ao emprego, os verdadeiros passaportes para a cidadania.

violinha at 11:55 AM | Comments (0)
09 outubro, 2003

Segundo a Anistia Internacional uma pessoa no planeta morre a cada minuto por um disparo de arma de fogo. Armas de fogo foram feitas para matar, não adianta tentar 'desvirtuar' a finalidade do objeto. Para nos defendermos a evolução darwiniana nos deu unhas, dentes e punhos. Espalhar armas pela população civil apenas servirá para aumentar estas estatísticas.

violinha at 04:54 PM | Comments (0)

O que eu faria com alguns quilos a menos? Terminaria sendo acusada de bulêmica ou anoxérica, com certeza. Aliás, eu comentei que emagreci? HeHeHe

violinha at 04:51 PM | Comments (1)

Foi descoberto o gene responsável pela expressão facial. Vários atores globais irão se beneficiar da descoberta se as terapias genéticas deixarem de ser tão polêmicas, não é não?

violinha at 04:49 PM | Comments (0)

Encontrar a relatora especial da ONU sobre Execuções Sumárias, Asma Jahangir, aqui no Brasil teve o mesmo efeito que encontrar a morte com a foice na mão ou o barqueiro Caronte, para quem prefere outra alegoria. Duas testemunhas que depuseram para a relatora sobre execuções sumárias acabaram assassinadas. E como é mesmo o nome disto? Ah! É! Execução sumária...

violinha at 04:47 PM | Comments (0)
08 outubro, 2003

Maria Rita, sabiamente, para evitar as inevitáveis comparações com sua mãe, Elis Regina, a incorporou completamente. Os saudosistas dizem que é como se o tempo tivesse se congelado nestes 21 anos e a filha tivesse herdado todos os dons musicais da mãe, no momento em que esta se foi. Saudosismos à parte e cada com todo o direito a emitir sua opinião, quem ganha é a música brasileira tão massacrada pela onda do axé-music e por pagodeiros de última hora.

violinha at 10:08 AM | Comments (0)

E não é que Conan, o Exterminador do Futuro, ex-Mister Universo é o novo governador da Califórnia? E vale lembra que ele é um 'Kennedy' por casamento. Ou seja, apesar de ser republicano, congrega a simpatia dos democratas.

violinha at 10:04 AM | Comments (0)

A falta de planejamento urbano e de políticas educacionais e de conscientização sérias vão levar a região metropolitana da Grande São Paulo a mais um racionamento de água. E em um momento em que as reservas atingem seu nível crítico. Não adianta apenas racionar quando a água praticamente está acabando. É preciso conscientizar a população que a água doce é um recurso finito e educá-la para que use a água de forma racional, sem despercídios. Tem muita gente que prefere usar um jato de água ao invés de uma vassoura para tirar as folhas da calçada ou um pano molhado para tirar a sujeira da janela.

violinha at 10:02 AM | Comments (0)
07 outubro, 2003

No filme "O Demolidor" [Demolition Man], Sylvester Stalone faz o papel de um policial que é condenado a ficar congelado e, anos depois, ele é descongelado em um mundo completamente diferente, onde ele tem dificuldades para se adaptar e uma das piadas do filme é sobre uma biblioteca 'Presidente Schwarzenegger'. Até então, só uma piada mesmo, porque a Constituição dos Estados Unidos, assim como a do Brasil, só permite que cidadãos natos possam se candidatar à Presidência da República, mas por lá há um senador que quer emendar a Constituição para que americanos naturalizados há mais de 20 anos possam se candidatar a presidente. Quem é capaz de adivinhar há quanto tempo Arnold é naturalizado?

violinha at 12:49 PM | Comments (0)
06 outubro, 2003

Quando Marx escreveu "O Capital", ele não pregava que o Comunismo viesse de uma revolução, mas que este seria um segundo momento da evolução da sociedade quando a produção de bens fosse suficiente para atender a todo mundo. O que Marx não anteviu é que a capacidade do espírito humano em desejar bens materiais e imateriais é infinita e que não há bens o suficiente que satisfaçam o que a vontade é capaz de querer. Assim, muito embora a capacidade de produção tenha chegado a uma velocidade impressionante, as pessoas sempre querem mais e não se encontram tão dispostas a dividir o que tem, o que só aumenta a vala que separa ricos e pobres e condiz com tal postura os dados da ONU que apontam que até o ano 2030 o número de favelas no planeta deverá dobrar.

violinha at 01:15 PM | Comments (0)

Um dos meus passatempos preferidos é ficar imaginando as pessoas em determinadas situações. Vou explicar com um exemplo real: já imaginou o suplente do Deputado José Carlos Martinez? A figura deve estar super contente porque imagina só que depois de amargar a suplência, isto é, não ter votos suficientes para ser eleito, conseguiu uma vaguinha por conta do destino. Mas já pensou o homem lá na Câmara dos Deputados? Feliz por dentro e tendo de fazer cara de consternado e ficar dizendo "que grande perda...". São estes tipos de situações que eu fico imaginando... HeHeHe

violinha at 12:48 PM | Comments (0)