04 outubro, 2003

OS Estados Unidos e a Grã Bretanha justificaram seu ataque ao Iraque, alegando que o ditador Saddam Hussein esconderia armas químicas e biológicas de destruição em massa. Mas até agora nada foi encontrado - e, portanto, cabe a cada qual julgar se é válido ou não um ou mais países invadirem outro para retirar do poder seu líder, quando este é um ditador, - ainda que os vencedores continuem procurando as tais armas de destruição em massa. Daqui a pouco, pelo andar da carruagem, vão dizer que a SARS é culpa do Saddam.

violinha at 02:44 PM | Comments (0)
03 outubro, 2003

O índice de desenvolvimento humano municipal, o IDHM, apontou melhora na qualidade de vida em 99,9% das cidades do país. A melhora só não foi mais efetiva porque a distribuição de renda piorou em 66% dos municípios. Então, o que impulsionou a melhora? A educação, principalmente. Mas a grande vilã deste país continua a ser a má distribuição de renda que, nos últimos anos, apesar da estabilidade econômica, só fez aumentar a concentração de renda na mãos de poucos. Com inflação era melhor? Não, a inflação é o imposto mais injusto que os assalariados pagam. Mas enquanto não se fizer nada sério para combater a má distribuição de renda deste país, as conquistas serão sempre poucas quando comparadas com os problemas ainda a serem solucionados.

violinha at 02:48 PM | Comments (0)
02 outubro, 2003

Uma estudante de Direito foi presa em São Paulo por participação no sequestro de dois empresários e, inclusive, o cativeiro era em sua própria casa. Acontecimentos como este reabrem a discussão se as pessoas optam pelo crime por falta de oportunidade. A estudante em questão é filha de uma faxineira da faculdade e sua mãe conseguiu uma bolsa de estudos para que ela cursasse um dos cursos mais tradicionais e procurados do país, Direito, e, mesmo estando no segundo ano da faculdade, ela cedeu à tentação de fazer dinheiro fácil e rápido. Então será mesmo a falta de oportunidade que leva as pessoas ao crime e a má distribuição de renda do país é a grande vilã ou as pessoas buscam o crime, procurando fortes emoções, como quem salta de pára-quedas ou escala uma montanha?

violinha at 12:55 PM | Comments (0)
01 outubro, 2003

No último final de semana, metade da região metropolitana de São Paulo ficou sem água devido a manutenção em um dos sistemas que a abastece. Segundo a SABESP o abastecimento de água voltaria ao normal até o final do domingo. Porém, em algumas regiões, como aqui em casa, a água voltava e parava de vir; outras regiões ficaram sem água por 4 dias inteiros. Acontece que neste vai e volta da água, entrava ar nas tubulações, que era empurrado para as torneiras e fazia girar os relógios contadores de consumo, ou seja, muitos paulistanos este mês pagarão por ar como se fosse água.

violinha at 01:03 PM | Comments (0)
30 setembro, 2003

A fusão de companhias aéreas parece ser uma tendência. Na Europa, a Air France e a KLM aprovaram um plano de fusão que criará a maior companhia aérea européia. Por aqui, além da tão anunciada fusão entre Varig e TAM, também está em estudos a união da Gol, VASP e da falecida Transbrasil. E nesta onda de fusões as empresas ganham em economia, uso racional das aeronaves e menos concorrentes e os passageiros perdem qualidade, opção e, principalmente, ofertas de passagens aéreas. Basta lembrar como era os preços das passagens quando a Gol estreou por aqui para entender do que eu estou falando. É a concorrência que põe as tarifas para baixo, menos concorrência significa menos promoções.

violinha at 11:58 AM | Comments (0)
29 setembro, 2003

Tradicionalmente, o Papa ocupa seu cargo até morrer, porém, com o avanço da medicina, a sobrevida de pessoas portadoras de doenças que se tornam limitantes depois de certo estágio pode ser longa. E este é o caso de João Paulo II, com mais de 80 anos e extremamente fragilizado, ele continua como Pontífice máximo da Igreja Católica, mas se cardeais se aposentam aos 75 anos, por que não os papas hein!?!!

violinha at 12:25 PM | Comments (0)

Rivaldo fez bem em voltar atrás e não sair do Milan, apesar de estar meio que condenado ao banco de reservas. Ficar inativo até fevereiro na idade dele só apressaria sua aposentadoria e nunca se sabe quando uma oportunidade de jogar pode surgir, jogadores se contundem, são suspensos.

violinha at 12:21 PM | Comments (0)

Ontem, em Indianápolis, Schumacher mostrou porque está a apenas um ponto de seu hexacampeonato [o quarto seguido pela Ferrari] e é o maior vencedor de todos os tempos da Fórmula 1. O homem certo no lugar certo no momento certo, o que para Maquiavel era ter virtù e aproveitar o que a fortuna [a sorte] colocava em seu caminho. Segundo o homem dos meios justificam os fins, de nada adiantaria ter virtù se a fortuna jamais lhe sorrisse, e o inverso também é verdadeiro, de nada adiantaria a fortuna cruzar seu caminho se lhe faltasse virtù. Por que estou dizendo isto? Porque quando corria pela categoria de Turismo alemã, Schummi era apenas um piloto mediano, seu lugar, definitivamente, era na F-1.

violinha at 12:17 PM | Comments (0)

E blecautes parecem ter se tornado uma moda em todo o planeta. Começou aqui no Brasil, deixando quase todo o país às escuras, depois foi a vez dos Estados Unidos e Canadá, gerando pânico na população que pensou se tratar de mais um ataque terrorista e neste último fim de semana foi a Itália que ficou às escuras. E a história é sempre a mesma um pequeno problema que gerou uma interrupção em cadeia. Peraí! Estes sistemas não tem proteção de segurança não?! Ou será que estamos chegando ao limite do consumo de energia que os países são capazes de produzir?

violinha at 12:13 PM | Comments (0)