10 novembro, 2006

Ronaldo, o fenômeno, foi o melhor atacante que eu vi jogar. Não há como ainda hoje não se impressionar com os vídeos de seus impressionantes dribles e suas disparadas em direção ao gol onde, fatalmente, passando pelo goleiro, chutaria para marcar. Ele ainda tem uma das histórias mais impressionantes do futebol: jogador revelação ainda adolescente, aos 21 anos era estrela absoluta na Copa do Mundo de 1998, depois do ataque nervoso mal explicado no dia da final contra a França, seu cavário começou. Uma contusão no joelho o deixou meses fora de campo e no jogo de seu retorno, com menos de um minuto em campo, a rótula [ou patela como querem os médicos] saiu do lugar - eu vi os replies do jogo aquela noite, o mais impressionante, fora o osso claramente saindo do lugar, era o desespero dos atletas do time adversário ao chamar os médicos - e no final, ao todo, foram quase 2 anos longe dos gramados. Ninguém, inclusive eu, acreditava em seu retorno. Mas tal qual uma fênix, ele voltou triunfante na Copa de 2002 [sagrando-se o maior artilheiro em uma Copa desde 1974 com 8 gols] e ainda com altos e baixos, ele se manteve na mídia e em jogo até esta copa. A vida de Ronaldo parece ser marcada por Copas do Mundo, como se elas abrissem e fechassem ciclos em sua vida: a de 2002 o reergueu, devolveu, para a alegria dos fãs, o grande atacante e artilheiro; por sua vez a de 2006 parece tê-lo arremessado em um pesadelo igual [ou pior, se se considerar sua idade] daquele após a copa de 1998.

Uma interessante vida de ser observada, quiçá biografada. Mas que não deve ser tão boa assim de ser vivida.

violinha at 02:21 AM | Comments (0)
09 novembro, 2006

Bush gastou dinheiro e vidas humanas na guerra do Iraque e ontem soube pelas urnas o que os americanos pensam de sua política interna e externa. Após 12 anos os democratas são maioria no congresso norte-americano.

Este resposta das urnas demorou, já deveria ter vindo há dois anos quando ele se candidatou à reeleição. Ele foi reeleito, porém governa pelos próprios dois anos com congressistas contra si. Em outras palavras: não governa.

violinha at 08:35 AM | Comments (0)

A imprensa vive de invadir a privacidade das pessoas: de expor fotos de mortos, de pessoas em extremo sofrimento, de políticos em momentos desabonadores para que saboreemos a desgraça dos outros [e não a nossa] logo no café da manhã,. Tudo em nome [duvidoso] da notícia. E agora a Folha está reclamando que teve seu sigilo telefônico quebrado? Óbvio que a ação da polícia federal foi errada, claro que o garantia constitucional do sigilo das telecomunicações tem de ser garantido, porém como um jornal condenado pelo caso da Escola Base reclama de algo que já praticou? Não gostaram do remédio ruim que dão aos outros é?!

violinha at 08:32 AM | Comments (0)
08 novembro, 2006

O projeto de lei que obriga a identificação do internauta teve sua votação adiada. Você pode dar sua opinião votando em uma enquete no site do senado, olha o link aqui.

O projeto de lei parece vindo diretamente do universo kafkiano em o processo. Basicamente o projeto, que traz punições a crimes na internet - um conhecido vácuo legislativo em nosso país - prevê que todo internauta seja identificado com RG, CIC, comprovante de endereço para enviar e-mails, entrar em salas de batepapo, criar blogs ou baixar fotos ou músicas. Em outras palavras, inverte o princípio geral do direito que a boa fé se presume e a má-fé se prova. Para este projeto todo internauta age mal intencionado. Nem em países muçulmanos ou na China, onde são conhecidas as restrições à liberdade do cidadão há um controle tão rígido ao direito ao anonimato das pessoas. Se aprovado, viveremos o absurdo de que criações intelectuais como música, livros, fotos, esculturas poderão ter seu autor protegido por pseudônimo, porém o internauta para navegar terá de ser identificado tal qual um automóvel.

violinha at 10:44 AM | Comments (1)

O Marcola está fazendo greve de fome? Vamos mandar um x-picanha para ele!

Para quem não entendeu a piada: na época os ataques do PCC à população de São Paulo, durante um depoimento, ao ser informado que seria pedida uma pizza, Marcola disse que queria um x-picanha.

violinha at 09:46 AM | Comments (0)
07 novembro, 2006

perceberam que basta começar o horário de verão para termos uns dias de inverno bravo? Pelo menos aqui em São Paulo é assim, são 11:43 [no horário de verão, no antigo ainda seriam 10:43] e está 19ºC lá fora.

E a meteriologia promete frio para a semana toda.

Eu sei que a meteriologia que ser ciência, mas ela tem cara de coisa de advinho não tem, não?

violinha at 09:45 AM | Comments (0)
06 novembro, 2006

Se você gosta de bom cinema, não deixe de ver o grande truque. O filme, do mesmo diretor de amnésia, é sobre jovens mágicos amigos que se tornam inimigos. O filme todo é um truque de mágica, Nolan nos faz olhar para outro detalhe, como faz um mágico, e deixamos de ver o truque que revelaria o segredo da mágica.

Destaque para Wolverine e Batman no papel dos mágicos rivais.

violinha at 03:42 PM | Comments (0)

Saddam Hussein foi condenado à forca pela legislação de seu país. Ele foi um ditador sanguinário, mas não merece ser tratado como fazia com seus inimigos justamente para ver como os outros são melhores do que ele, sua pena deveria ser comutada para perpétua.

violinha at 03:38 PM | Comments (1)

Meu palmeiras vai de mal a pior: apenas 3 pontos o separam da zona de rebaixamento há poucas rodadas do fim do campeonato. Culpa de quem? De insisterem em manter Marcelo Vilar no comando do time principal. O palmeiras é um time grande que vem pensando pequeno há muito, muito tempo.

violinha at 03:36 PM | Comments (1)

Horário de verão é sinônimo de jet lag sem sair do lugar. Mas eu gosto do horário de verão - acho que repito isto aqui todos os anos - gosto dos dias mais longos embora leve alguns dias a me adaptar e perder a sensação que estou sempre uma hora atrasada.

violinha at 03:33 PM | Comments (0)