01 agosto, 2007

Hoje começa agosto, aquele mês que tem umas 9 semanas e dura uns 72 dias.

violinha at 06:04 PM | Comments (1)
31 julho, 2007

Vai ter festival de cinema do céu? Ontem foi Bergman, hoje Antonioni. Estaremos para sempre condenados ao cinema de Quentin Tarantino?

violinha at 04:30 PM | Comments (0)

Será que Fidel Castro ainda está vivo mesmo? Depois do que fizeram com o Tancredo Neves, eu duvido de qualquer versão oficial.

violinha at 04:28 PM | Comments (0)
30 julho, 2007

Os americanos gastam 20% de seu tempo de seu dia de trabalho passeando na internet. Tenho até medo de imaginar o percentual que não daria sobre brasileiros. Porém a questão toda é que a internet, embora seja uma ferramenta fantástica de pesquisa e trabalho, é uma baita fonte de distrações. Atire o primeiro comentário quem nunca se distraiu fazendo uma pesquisa e mudou de rumo.

violinha at 05:27 PM | Comments (2)

Lamento muito não ter sabido a tempo da passeata em homenagem oas mortos no acidente do avião da TAM. Eu teria ido com toda a certeza. É preciso mostrar às autoridades [in]competentes que suas mortes não foram em vão.

violinha at 05:20 PM | Comments (0)

Em busca da vida é um filme árido em um cenário também árido, talvez seu maior mérito seja mostrar uma China que não aparece em seus índices de crescimento e abertura [controlada] de mercado. É um filme, lento, duro de assistir e deglutir, não há candura nas relações que são todas promovidas através de bens materiais, que marcam a passagens do filme: cigarro, bebida, chá e bala [e dinheiro].

A diferença básica entre o cinema de arte e o cinema 'blockbuster' é que o primeiro conta sua história através de enigmas e se o espectador não os desvendar é devorado pela história e sai frustrado, sem compreendê-la. Já os filmes 'blockbuster' sempre contam uma história simples, fácil de entender no primeiro plano, porém, em suas entrelinhas, há uma outra história, ou mensagem sendo contada. Duvidam? Olhe o exemplo de transformers, a primeira história quase todo mundo conhece: robôs extraterrestres vindos do espaço, uns bons, outros maus, que se disfarçam de carros brigando aqui na Terra. Porém, há uma segunda história por trás: uma raça de robôs que destruiu seu planeta [hmmm... metáfora de algum planeta que você conhece?] que acabam chegando a Terra, robôs maus querem destruir o planeta [outra vez, te lembra alguém?] e robôs bonzinhos em número muito menor [ambientalistas?] tentam salvar o planeta da ameaça de seus iguais. Pois é, como já disse Lispector: "já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas." As entrelinhas estão lá, basta ter olhos [e coração ou cérebro] para vê-las.

violinha at 05:18 PM | Comments (0)