13 fevereiro, 2010

É atribuída a Joseph Campbell a seguinte frase: "um computador é como o Deus do velho testamento, cruel, duro e sem perdão com falhas". Campbell faleceu antes de ver o surgimento da web e a internet transformando o mundo e as relações humanas, mas eu penso hoje da internet o mesmo que ele pensava do computador: não há espaço para erros na internet, se alguém escreve um erro, se alguém faz algo errado, é execrado na praça pública virtual, é motivo de chacota, de escárnio, do mais alto repúdio social, até que o próximo se torne objeto de ódio virtual coletivo. Se por uma pessoas julgam as outras como se jamais cometessem erros, ninguém é condenado a usar uma letra escarlate para o resto da vida, fatos novos acontecem, novas pisadas na bola surgem, e eis que a bola da vez é largada esquecida no chão para que se dê lugar à próxima.

violinha at 12:26 PM | Comments (0)
12 fevereiro, 2010

Tenho absoluta certeza que se fosse feita uma pesquisa séria mais de 80% dos brasileiros diriam que só gostam do carnaval pelo feriadão e que não suportam a festança ligada ao feriado. Mas como é uma indústria que movimenta milhões em patrocínio e turismo, finge-se que todo brasileiro tem samba no pé.

violinha at 03:53 PM | Comments (0)
09 fevereiro, 2010

Algumas empresas tem perdido a noção do valor de seus produtos, ou mais exatamente: colocam seus preços igual ou mesmo acima de concorrentes do mesmo ramo que oferecem produtos de melhor qualidade. Um exemplo deste tipo de empresa é a wollner. Já comprei muito na wollner, só que nos últimos anos a qualidade do produto caiu e o preço subiu. Dias desses fui comprar uma camisa pólo de presente. Entrei na wollner, não gostei de artigo - ruim - e menos ainda do preço: 139 reais. Resolvi checar o preço na timberland [que é claramente uma marca na qual na wollner se espelha: de atividades outdoor], qual não foi minha supresa ao descobrir que uma pólo na timberland custava 99 reais e com um artigo muito melhor? Então a dica é a de sempre: bater perna e pesquisar preços porque a falta de noção adentrou definitivamente as lojas e atacou os preços.

Outro exemplo da falta de noção de preços é o fiat linea, ele custa pouco menos que um honda city. E a honda é conhecida pela qualidade de seus automóveis, adjetivo que não se pode exatamente qualificar os carros da fiat.

violinha at 12:44 PM | Comments (1)
08 fevereiro, 2010

E depois de vários meses meio que ignorando a existência deste blog, encantada pela rapidez e comunicabilidade do twitter, eis-me de volta ao meu bloguito velho do coração. Blogar é preciso.

Não abandonei o twitter, adoro aquilo lá, mas por vezes o que se tem a dizer não cabe erm 140 caracteres.

violinha at 08:19 PM | Comments (0)

Muito se tem escrito sobre como a internet ameaça a mídia tradicional e como a falta de dinheiro pode acabar com a imprensa livre e o jornalismo profissional. Exagero daqueles que se vem ameaçados pelas novas tecnologias, já se ouviu o mesmo discurso com personagens diferentes: o videcassete iria acabar com o cinema, a TV com rádio etc. A verdade é que a maior pressão contra o jornalismo impresso não vem da internet, mas de uma nova consciência ambiental. Em um mundo em que é preciso combater o desperdício não é mais concebível que todos os dias sejam impressas toneladas de papel que se tornarão obsoletas ao final do dia. A mídia impressa precisa se reinventar, ninguém tem mais tempo para ler jornais enormes, ninguém se interessa mais pelo jornalismo opinativo, afinal opinião é igual testa [pra não dizer outra parte da anatomia] e todo mundo tem a sua. Se alguém quer saber opinião sobre filmes, computadores, câmeras fotográficas, política, futebol, muito mais fácil e produtivo acessar blog ou fórum especializado e contar com a opinião não de um [que pode ter sido influenciado por um jabá], mas de muitos, inclusive reais consumidores. Não sou tão pessimista e não vejo o jornalismo livre e profissional morto pela internet, mas vejo-o necessitando se reinventar e o metro - com seu design cosmopolita - é um bom exemplo do jornal do século XXI.

violinha at 08:16 PM | Comments (0)