A década de 90 foi a pior década para premiação do Oscar de melhor filme, segue a lista:
1990 Dança com lobos (Dances With Wolves)
1991 O silêncio dos inocentes (The Silence of the Lambs)
1992 Os imperdoáveis (Unforgiven)
1993 A lista de Schindler (Schindler's List)
1994 Forrest Gump
1995 Coração Valente (Braveheart)
1996 O paciente inglês (The English Patient)
1997 Titanic
1998 Shakespeare apaixonado (Shakespeare in Love)
1999 Beleza americana (American Beauty)
Dos desastres desta lista salvam-se: o silêncio dos inocentes, um ótimo thriller, com história fraca, salva pelas personagens fantásticas, seven tinha uma história muito melhor em termos do serial killer; os imperdoáveis, quando Clint Eastwood devolveu a dignidade aos filmes de faroeste; e a lista de Schindler, porque o nazismo é algo que precisa ser lembrado para que não ocorra novamente.
O resto da lista é só desastre: Forrest Gump e Shakespeare apaixonado, detonam a História, recontando-a fantasiosamente. Coração valente e Titanic são meras romantizações de fatos verídicos, bem feitos, mas versões românticas e nada mais. Dança com lobos e o paciente inglês são filmes chatos, com atores sem carisma, extremamente cansativos, drama é assisti-los. Beleza americana é um filme interessante, é uma crítica à sociedade americana, discute fantasia, casamento falido etc, mas merecia um oscar? Não creio, meio mundo não entendeu o filme e em algumas cenas era apelativo. Um grande diretor não precisa apelar para ser entendido, até porque o subentendido fala muito mais.
Uma passagem de LOTR que sempre me lembro em tempos de notícias ruins:
Frodo: "(...) I wish none of this had happened."
Gandalf: "So do all who live to see such times. But that is not for them to decide. All we have to decide is what to do with the time that is given to us. (...)"
Não está no livro,
apenas no filme.