04 maio, 2013
Não entendo a rejeição que muitos têm ao Cirque du Soleil: a empresa estabeleceu novos parâmetros de excelência e qualidade em apresentações, reinventou o circo - uma instituição existente desde a Idade Média e que faz parte da memória de todas as crianças - e ainda trouxeram o roteiro teatral para as apresentações circenses. Sei que hoje eles são 'mainstream', mas começaram como artistas mambembes que se apresentavam no meio da rua no Canadá e fora a fenomenal estrutura, não vejo como se tivessem renegado suas origens.
violinha at 08:29 PM | Comments (0)
03 maio, 2013
Pela terceira semana seguida os professores do Estado vão fechar a avenida Paulista em plena sexta-feira para protestar por melhores salários. A reivindação é justa, o Estado, o mais rico da nação, paga um dos piores salários para a categoria no país e já enfrenta déficit de mais de 30% dos profissionais. Em resumo: ninguém quer mais ser professor, os cursos universitários que formam licenciaturas estão fechando por falta de procura, estamos à beira de um apagão na educação. Porém, devemos questionar se é válido atrapalhar a vida dos outros para reivindicar seus direitos. Óbvio que clamar por seus direitos é lícito e um exercício de cidadania. Mas o exercício de cidadania também se faz pensando na coletividade e está na hora de abandonar este velho modelo que servia em época de comunicação precária onde não havia celular no bolso de cada um. Está na hora de protestos mais inteligentes, que angariem a simpatia da população, como, por exemplo: flashmobs. Tecnologicamente já estamos no século XXI, está na hora de abandonar a mentalidade pré-idade moderna.
violinha at 11:58 AM | Comments (0)
29 abril, 2013
Nem mesmo com um mês de existência e o site BoicotaSP já gerou tanta polêmica que virou debate na TV Folha entre um de seus criadores e Olivier Anquier. tenho minhas reservas com o BoicotaSP porque muitos dos que participam confundem preço abusivo com não-tenho-grana-pra-pagar, porém reconheço a importância do site ao abrir o debate de que os preços em São Paulo estão extorsivos. E é somente através do debate e da transparência que o consumidor saberá qual casa cobra caro porque tem um serviço de excelência, qual casa cobra mesmo preços abusivos e até onde vai o lucro do empresário e onde está inserido o custo-Brasil (preço de frete e impostos). Não dá para parar esta discussão na frase corta-conversa de Anquier "vai e paga quem quer", ora, se todo mundo cobrar caro simplesmente ninguém terá opção alguma de um lazer que é reconhecido até mesmo como turismo, o turismo gastromônico. O brasileiro está amadurecendo como consumidor e, claro, consumidores amadurecidos incomodam quem sempre lucrou com o rebanho conformado.

O BoicotaSP não gerou apenas polêmica, mas gerou um filhote muito interessante: o SPhonesta, cuja ideia para mim soa mais interessante, ao invés de reclamar de quem cobra caro, enaltecer quem pratica preço justo.
violinha at 03:12 PM | Comments (0)
28 abril, 2013
Iron man 3 não é um ótimo filme, mas é um bom filme, que é garantia de diversão pr'um cineminha de final de semana. O roteiro surpreende: começa como se fosse mais um filme fazendo propaganda contra ameaça terrorista para dar uma guinada ao sugerir a questão de a quem interessa a guerra ao terror. E tem mais: o filme também mostra como descobertas e inventos de cientistas em busca de ciência pura e de impulsionar a humanidade para a frente pode servir a outros propósitos não igualmente nobres. Claro que tudo é bem subliminar, mas está lá se você prestar atenção.
violinha at 08:56 PM | Comments (0)