15 junho, 2001

Gosto muito do título Inquietudes in blog, pois creio que quase todos que aqui escrevem, fazem-no porque algo os inquieta, algo os impele a escrever, a deixar aqui documentado sua vida, pensamentos, sentimentos, opiniões, angústias e alegrias.

violinha at 05:28 PM | Comments (0)

Pesquisa aponta que apenas 6% da população mundial tem acesso à internet. Se a diferença entre quem usa internet (e, consequentemente, sabe informática) e quem não usa já é enorme, imagine o abismo que separa um internauta de um analfabeto? A Revolução que o avanço tecnológico ainda não produziu foi diminuir a diferença entre as pessoas, tornar as coisas mais acessíveis; mas, pelo contrário, no último século as diferenças entre ricos e pobres apenas aumentou.

violinha at 04:54 PM | Comments (0)

SP e RJ tem economizado apenas 8,5% dos 35% previstos em iluminação pública. Eu não sei como anda o Rio, mas por aqui as ruas já estão um breu. Esta semana, passando pela marginal Pinheiros, nao vi uma única lâmpada acesa (entre a ponte do Jaguaré e aquela alça de acesso para a Bandeirantes). Talvez esteja faltando planejamento no desligamento da iluminação pública ou as ruas dependem mais do que se supunha das luzes provenientes de anúncios luminosos.

violinha at 08:46 AM | Comments (0)

Rita Lee deu mais uma prova de sua insensibilidade para com a perda alheia e acrescentou mais uma frase para sua interminável lista do deveria-ter-ficado-com-a-boca-fechada, ontem ao comentar a morte de Fromer, a roqueira disse: "agora os Titãs tem um membro literalmente nas nuvens". Parece que não aprendeu quando soltou a célebre após perdido um de seus cachorros: "agora eu sei como Roberto Carlos se sente pois perdi minha Maria Rita". O melhor exemplo contra as drogas, na minha opinião, é a Rita Lee: use drogas e fale besteiras como ela.

violinha at 08:41 AM | Comments (0)

O Diogo do la vita è dolce me escreveu argumentando que os transgênicos serão o fim da produção familiar, já que as empresas que manipulam tais alimentos os programariam para não dar sementes e obrigar o agricultor a comprá-las todos os anos. Como eu escrevi, ainda não tenho opinião formada sobre o assunto, mas meu palpite é que eles vieram para ficar.

violinha at 08:36 AM | Comments (0)
14 junho, 2001

O PCC, primeiro comando da capital, fez escola, literalmente. Alunos de uma escola pública fundaram o PCE - primeiro comando escolar - com a finalidade de atemorizar professores. O abandono a que o poder público relega as classes mais baixas é tal que um direito - como o ensino - se torna uma ameaça, uma afronta, digna de enfrentamento.

violinha at 12:17 PM | Comments (0)

Gatinhos bonsai não existem, mas melancias bonsai sim! Olha aqui!

Mudar o formato de uma fruta, sem que isto traga qualquer vantagem "alimentícia" soa como tolice para mim. Alimentos transgênicos já são outra história, mas devo confessar que ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas tendo a pensar que se a alteração genética trouxer vantagens para quem come os alimentos, mesmo que seja o barateamento da produção que por sua vez provocaria uma queda dos preços, pois isto aumentaria o número de pessoas que poderiam comprá-los, já está de bom tamanho. Mas continuo preferindo minhas melancias arredondadas; já a Zel, quem sabe ela não passe a gostar das quadradas.. HeHeHe.

violinha at 11:56 AM | Comments (0)

Eu cantei a bola aqui e aconteceu: Kid Vinil disse, em entrevista à Folha, sobre a morte de Fromer que "o rock nacional vem sendo penalizado por alguma coisa". Por que é tão mais fácil acreditar que existe um destino regendo tudo? As coisas são gratuitas, queira a gente ou não, a natureza é amoral e e a morte é natural (faz parte desta natureza). Creio que fica mais fácil encarar a vida quando assumimos, a despeito de nossa consciência, que somos seres naturais, isto é, que vêm da natureza (como um gato, um cachorro, uma abelha, uma flor). Não podemos esquentar a cabeça com coisas como envelhecer e morrer, é perda de tempo, ninguém escapa delas. O fato do Homem ser dotado de consciência só faz com que ele reflita sobre estas coisas e sofra com elas. Mas a inteligência que permite a existência da consciência - já que não há consciência sem que exista uma memória reflexiva - permite também que o ser humano crie coisas (arte, música, pintura, literatura) e talvez na manifestação sem finalidade de sua inteligência resida a verdadeira perenidade da existência humana. Manifestação sem finalidade, entenda-se, como algo produzido sem o intuito de ter uma instrumentalidade específica, no tocante à produção de trabalho, mas sim de algo feito para o deleite da alma humana.

violinha at 11:34 AM | Comments (0)
13 junho, 2001

Técnicos expulsos têm usado rádios para para se comunicar com seus auxiliares, que por sua vez, passam as instruções para os jogadores em campo. Acho que tal prática torna inócua a pena de expulsão. A punição do técnico não poder ficar em campo tem como finalidade incultir o medo de prejudicar o time, prejuízo este que desaparece no momento em que aquele pode se comunicar por rádio e passar suas ordens.

violinha at 09:42 PM | Comments (0)

O comercial do novo Volkswagen Bora usa como tema a música da série Twin Peaks. Alguém pode me dizer o que isto tem a ver com o carro? O Bora matou a Laura Palmer? Sabe quem matou? Eu hein!

violinha at 08:23 PM | Comments (0)

Os Raimundos acabaram. O vocalista Rodolfo tornou-se evangélico e saiu da banda e os demais integrantes preferiram desfazê-la. Pena que as músicas não se desfaçam junto com o grupo.

Os Raimundos se desfazem, o líder do Paralamas sofre um grave acidente e o Titãs perderam seu guitarrista. Não vai demorar para que os teóricos da conspiração vejam "algo" acontecendo contra o rock nacional.

violinha at 07:51 PM | Comments (0)

A família de Marcelo Fromer praticou um grande gesto humanitário ao doar os órgãos do músico. Um belo exemplo, ainda mais praticado nesta hora de tanta dor.

violinha at 07:41 PM | Comments (0)

Quando Hebbert Vianna sofreu seu acidente as rádios massacraram os ouvintes com músicas dos Paralamas, desde ontem, quando foi divulgado o acidente de Marcelo Fromer, as rádios (leia-se: gravadoras que impõe a programação das rádios) tocam sem parar Titãs. Ambos os acidentes são lamentáveis, músicos talentosos que tiveram suas carreiras interrompidas, mas se aproveitar disto para vender CD é meio antiético, não é não?

Fromer é uma vítima famosa entre um exército de anônimos de atropelados por motos. Enquanto o número de acidentes com carros se mantém estável apesar da frota aumentar, o número de acidentes provocados por motos aumenta, proporcionalmente, acima do aumento da frota. As autoridades responsáveis pelo trânsito têm os dados, mas parecem não fazer nada além de tabulá-los.

violinha at 03:50 PM | Comments (0)

Alguns dias atrás uma bomba caseira explodiu no Fórum João Mendes, ontem houve explosão em um prédio da receita federal. Hoje no Tribunal de Contas do Município, o TCM, sofreu ameaça de bomba. Quem tem interesse em explodir o TCM a não ser os prefeitos de São Paulo que lá tiveram suas contas rejeitadas? Para mim isto parece coisa de funcionário que comemorou demais o Dia dos Namorados e inventou a ameaça para não ficar com falta...

Agora só falta a porcaria do TCM explodir para eu pagar a língua.. HeHeHe

violinha at 12:57 PM | Comments (0)

Felipe Scolari é o novo técnico da seleção brasileira. Eu considero o Felipão um técnico excepcional, mas acho que ele não chega ao comando da seleção no seu melhor momento, que para mim foi na época que ele estava à frente do Grêmio e o mesmo aconteceu com Luxemburgo, que teve seu ápice em 93/94 quando dirigiu o Palmeiras magicamente. Acho que a CBF perde o timing noa hora de escolher técnicos. Técnico é como jogador tem seus momentos brilhantes, mas também tem seus maus momentos.

violinha at 12:46 PM | Comments (0)
12 junho, 2001

O titã Marcelo Frommer, guitarrista da banda, foi atropelado ontem à noite por um motoqueiro, que fugiu do local sem prestar socorro. Eu não conheço os detalhes do acidente, mas vejo todo os dias o desrespeito às leis praticado pelos motoqueiros, principalmente motoboys com a descupa da pressa. Que este acidente sirva de alerta para que as autoridades tomem sérias providências. Lugar de moto é entre as faixas, como os carros, e não sobre elas.

violinha at 02:16 PM | Comments (0)

Hoje é Dia dos Namorados. Está bem que quem criou a data foi o comércio, mas...ah! É muito bom celebrar o amor que a gente sente, está bem que eu faço isto todos os dias, mas é bom, muito bom...

Amanhã, em Osasco, é feriado, dia do padroeiro da cidade. Deveria ser feriado após os Dia dos Namorados no Brasil inteiro!

violinha at 02:09 PM | Comments (0)
11 junho, 2001

Tem um SPAM circulando por aí com o título de SOLIDARIEDADE que deve ter sido feito por um mau caráter muito grande, começa assim: "você não vai gastar nada, não estamos pedindo dinheiro" e depois de contar uma história muito triste sobre uma menina de 8 anos portadora de uma doença terrível pede que a pessoa envie os cartuchos vazios de sua impressora - que segundo a autor do e-mail "você colocaria no lixo" (eu não, eu vendo os meus) - e, por último, dão o número de uma conta corrente!!! Vá ser cara de pau assim nos quintos dos infernos...

Antes que algum fariseu acuse-me de estar sendo injusta e não me importar com o destino da pobre criança moribunda, vou deixar bem claro porque tenho certeza de que o e-mail é falso:

1) o e-mail não contém remetente e o e-mail que consta do corpo da mensagem não corresponde ao do "reply";
2) o servidor do e-mail que vem no corpo da mensagem é um webmail gratuito, onde qualquer um pode abrir uma conta fornecendo dados falsos;
3) não há qualquer telefone na mensagem para que alguém posso confirmar a mensagem.

A solidariedade é uma das maiores virtudes do ser humano, infelizmente há gente mesquinha que se aproveita disto.

violinha at 10:07 PM | Comments (0)

Tenho em algum lugar aqui em casa guardado um recorte de jornal com um poema chamado "mulheres de amigos" (se eu encontrar prometo postá-lo) que, basicamente, diz que no início temos vegonha do amor diante da amizade, mas depois envergonhamo-nos da amizade perante o amor. É óbvio que quando namoramos temos menos tempo para os amigos, até porque os compromissos começam a ser pensados a dois; mas, francamente, amigos que somem quando começam a namorar, são os mesmo que voltam quando levam um pé - e sempre levam - voltam pedindo um ombro para chorar, diga-se.

violinha at 09:38 PM | Comments (0)

Tem bloggeiros colocando uma gif onde se lê "powered by brain", o único comentário que me ocorre ao ler estes blogs é: difícil acreditar... (aí, 'tá bom, 'tá bom, pode ser um modelo antigo de cérebro, como o que equipava os neandertais, por exemplo).

violinha at 03:04 PM | Comments (0)

A sensação que tenho ao ver pessoas comemorando a execução de McVeigh é que 2 mil anos de civilização foram pulverizados e que estamos de volta aos torneios de gladiadores.

César: aqueles que vão morrer te saúdam!

violinha at 01:07 PM | Comments (0)

Eu chutei e acertei, Guga é tricampeão em Roland Garros. A Pátria de raquetes comemora...

...por sua vez, a Pátria de Chuteiras anda cada vez pior: Leão foi demitido do comando da seleção brasileira antes mesmo de entrar no avião para voltar ao Brasil.

Para fechar os comentários sobre esporte: Ralf Schumacher fez tudo o que Coulthard deveria ter feito e não fez; seu irmão mais velho caminha a passos largos para seu 4.º título mundial.

violinha at 12:52 PM | Comments (0)

Timothy McVeigh foi executado, hoje, com uma injeção letal por ter matado 168 pessoas quando explodiu um prédio do governo federal em Oklahoma. Ele era um terrorista e da pior espécie, porque matou seus compatriotas e alguém que age assim, não acredita mais no sistema, pois muda-se um país através do voto, que é a mais legítima manifestação da vontade popular. Todavia, eu sou contra a pena de morte.

McVeigh agiu como um bárbaro e um Estado que mata, ainda que seja após um julgamento com amplo direito de defesa também age como bárbaro. A diferença entre o mundo civilizado e a barbárie está justamente no fato de que o primeiro repudia os métodos do segundo. Direitos humanos - e o direito à vida, que é o mais primoridal deles - são indisponíveis; todos, indistintamente, têm direito à vida, até mesmo quem não respeita este direito.

Canso de ver gente que torce o nariz para direitos humanos, mas se diz alguém temente a Deus e ainda assim defende a pena de morte, dizendo, sem saber apontar onde, que a Bíblia a admite. Pois não a admite, pelo contrário, repudia. Quando Deus descobriu que Caim havia matado Abel, baniu-o. E Caim disse: "mas todo aquele que me encontrar me matará.". Então Ele colocou uma marca em Caim para que todo aquele que o encontrasse não o matasse. Maldito 70 vezes 7 será aquele que matar Caim. Esta no Gênesis, basta conferir.

Mas há ainda aqueles que não temem a Deus e defendem a pena de morte. Pois bem, quem não acredita em Deus, não acredita também em vida eterna. Então para que enviar o assassino para o nada (ou para a reencarnação), não é melhor que ele pague aqui, aos olhos da sociedade, servindo de exemplo e, quiçá, de objeto de estudo, o crime que fez, trabalhando para compensar de alguma forma o mal que fez? Assassinos são produtos da sociedade em que vivemos, devemos arcar com eles também.

A execução de McVeigh trouxe qualquer daquelas 168 pessoas de volta à vida? Melhor seria que ele cumprisse sua pena aos olhos daqueles que assistiram sua execução e agora não sabem para onde ele foi.

violinha at 12:36 PM | Comments (0)
10 junho, 2001

Eu sou da época em que atendente de locadora de vídeos conhecia o acervo e entendia de filmes, hoje fui à Blockbuster e o mocinho não sabia nem o nome da própria mãe quanto mais onde estavam os filmes que eu queria ver. Resultado? Sai de lá sem trazer nada. O mesmo tem acontecido em livrarias, eu só entro nas MegaStores da Saraiva se souber de antemão o que quero, porque perguntar é perda de tempo. Será que não dá para treinar o funcionário para conhecer o produto com que ele trabalha? A qualidade do produto e/ou serviço é medida também pela qualidade das relações intersubjetivas que os funcionários conseguem estabelecer com os clientes; não apenas pela qualidade do que é efetivamente vendido.

violinha at 08:13 PM | Comments (0)