30 junho, 2001

Impressionante na Folha OnLine a sequência de fotos de uma tentativa de assalto. Impressionante também como o governo parece incapaz de adotar medidas contra os alarmantes índices de violência e, pior de tudo, como a gente vai se acostumando a tudo isto. A gente se acostuma a não sair para tal lugar porque é perigoso, a ver casas com grades nas janelas, muros cada vez mais altos...

violinha at 01:49 PM | Comments (0)

Cada vez que leio as Epifanias, eu discordo do título, pois elas são perfeitas. Lindas manifestações de uma alma sensível... arte escrita em estado puro.

violinha at 01:41 PM | Comments (0)

Mesmo que meu emprego dependa disto, eu nunca mais vou a um desses encontros comemorativos do trabalho, ontem à noite estive na antesala do Baile da Saudade... para minha sorte (e azar deles) estavam lá apenas dois queridos colegas, pagando o mico do ano comigo. Os outros? Quando saímos de lá uma hora depois do combinado, ninguém havia chegado (ou partiram antes de entrar depois de ver o lugar em que estava marcada a reunião). Esta entra para a história como o mico do ano.

violinha at 01:38 PM | Comments (0)
29 junho, 2001

A Igreja Católica reconheceu como autêntico o depoimento de 3 jovens que dizem ter visto a Virgem em Ruanda. Então agora a Igreja vai ter de dar como autêntico todos os testemunhos de quem jura ter visto duendes, discos voadores, o Elvis Presley...

violinha at 04:05 PM | Comments (0)

Sei que o assunto é melindroso, mas eu sou a favor da proibição do porte de armas. Ninguém compra uma arma para não usar, não importa o lenga-lenga que diga, é o mesmo de quem diz que aprende artes marciais para não lutar... tudo balela. Armas matam. Andar armado para evitar assalto é dar arma para bandido, só em filme de bangue-bangue que dá para sacar mais rápido que o vilão. Ladrões se valem do elemento surpresa, se você consegue evitar a surpresa, consegue evitar o roubo. Sou contra o porte de armas, mas também sou contra a maneira como o governo quer lidar com a questão, desarmando a população, sem desarmar bandidos, sem combater o tráfico de armas. Primeiro tem de ser retiradas de circulação as armas ilegais, para em um segundo momento, proibir as legais.

violinha at 04:02 PM | Comments (0)

Pagaram US$ 603 mil pela extradição de Misolevic, será que não querem pagar nada por nossos políticos corruptos? Podíamos pensar em uma promoção do tipo pague 2, leve 10.

Pois genocida por genocida, nossos políticos corruptos são bem piores, já que roubam seu próprio pvo. Roubar dinheiro público é o mesmo que puxar o gatilho da arma que mata o trabalhador, porque faltou dinheiro para por polícia na rua; é o mesmo que matar o doente no leito do hospital público, porque faltou dinheiro para medicamentos e equipamentos; é o mesmo que não deixar uma criança ir a escola e condená-la a ficar analfabeta, porque faltou dinheiro para ter uma escola... isto sim, é genocídio em massa e, pior, alguns dos genocidas são aclamados pelas urnas.

violinha at 03:39 PM | Comments (0)
28 junho, 2001

Seguindo um link no blog da menina Artie, deparei-me com uma triste descrição dos hábitos consumistas de uma risível criatura e, contando entre outras coisas, de suas compras na M.Officer... PuTz! Meu primo, quando vai a motel, escreve M.Officer no canhoto do talão de cheque. Desde que descobri isto, a marca ficou, na minha mente, para sempre ligada a moças que ganham a vida na horizontal...

violinha at 04:16 PM | Comments (0)

Agora, no meio do ano, são concedidos os aumentos das tarifas públicas. Os aumentos são sempre acima da inflação acumulada e como são dados de uma vez só pressionam os índices de inflação. Eu pergunto: por quê ano após ano os aumentos são acima da inflação? Não cabe a cada empresa administrar corretamente suas contas para baixar seus custos?

violinha at 03:29 PM | Comments (0)

Hoje, quando fiquei sabendo que o ator Jack Lemmon sua imagem em dois de seus filmes me veio a cabeça: ainda novinho em my sister Eileen (não lembro o nome em português, mas o filme imortalizou uma das maiores gafes do cinema, marinheiros brasileiros dançam rumba) e já mais velho, com o Wlater Matthau, em dois velhos rabugentos. O cinema perde mais um de seus monstros sagrados...

Tá certo, tá certo, ficou meio forçado escrever "monstro sagrado", mas eu sempre quis escrever isto e só agora apareceu a oportunidade... não neguem este prazer a esta pobre moça...

violinha at 03:15 PM | Comments (0)

Precisou acontecer o seqüestro do dirigente da confederação colombiana de futebol para que, enfim, a Copa América fosse transferida para outro país. Só fico imaginando o que não poderia ter acontecido se o torneio fosse realizado por lá. Se o resto do mundo quer ajudar a Colômbia (e deve) melhor seria auxiliando a combater os cartéis de drogas e as FARCs, não colocar uma porção de vidas em risco para dar a falsa impressão que está tudo bem...

violinha at 03:05 PM | Comments (0)
27 junho, 2001

Pegou mal o Ministro da Previdência Social, Roberto Brant, demitir Solange Vieira, a responsável pela fiscalização dos fundos de pensão, que estava pegando pesado e firme com a administração dos fundos. Ele explicou seu gesto, alegando conflito de estilos, já que ela tornava pública as investigações, mas sei lá... não fica a sensação que ela saiu porque fazia seu trabalho direito? Direito para a sociedade, não para os interesses atingidos.

violinha at 11:47 PM | Comments (0)

PuTz! Vocês não eram mais felizes quando não tinham de pensar (nem falar) em Kw/h? Eu era...

Ah! Que saudades do tempo da aurora da minha vida... O máximo que se escutava por esquecer a luz ligada era: "tá pensando que eu sou sócio da light?"; agora é: "quer que cortem a luz daqui de casa é?"

violinha at 05:08 PM | Comments (0)

Finalmente, coloquei na minha vizinhança os links para dois blogs: o do Markinhos e o do loser. O primeiro entra pela simpatia e o segundo, pelo divertido "nonsense".

violinha at 03:30 PM | Comments (0)

Esta lá no Epifanias e eu adorei:

O nó górdio da paixão não se desata com engodo, porque ninguém se engabela a si mesmo.

violinha at 03:16 PM | Comments (0)

Uma das séries mais trashs que eu já vi é Jovens Bruxas (Charmed) que o Canal 21 reprisa à exaustão. Eu não curto este papo(-furado) de Wicca, mas haja para aguentar esta lenga-lenga de enfrentar bruxos que querem roubar seus poderes... bléh... que plot besta!

violinha at 03:11 PM | Comments (0)

O que anda me surpreendendo, em meus passeios por outros blogs, é a quantidade de pessoas deprimidas (ou posts deprimidos) que leio. É um tal de "minha vida anda vazia", "nada dá certo". Ou isto dá ibope ao blog e só eu ainda não saquei isto ou tem gente precisando de tratamento. Nossa vida é o que fazemos dela. Ainda que existam certos elementos aleatórios que interfiram, felicidade está diretamente ligado à maneira como, antes de tudo, nos relacionamos com nós mesmos.

Eu já devo ter escrito isto por aqui, mas vamos lá: a verdadeira felicidade é aquela que conseguimos sentir nas pequenas coisas da vida, no nosso dia-a-dia. Não adianta vivermos a expectativa de grandes alegrias. As grandes alegrias acontecem ocasionalmente em nossas vidas. O importante é saber se alegrar com o passarinho que canta em sua janela; com o sol brilhando depois de um dia de chuva; em achar um caixa livre num supermercado cheio; em ver na TV aquele filme velho que você curte; em pegar aberto o sinal que todo dia está vermelho... idiotice tudo isto? não, isto é vida real. Idiota é deixar a vida passar em branco em busca de 3 ou 4 momentos de grande alegria e nada mais...

violinha at 02:49 PM | Comments (0)

Hoje, em uma loja famosa de tênis, vi um garotinho pedindo um tênis que ele havia visto no comercial. Chamou-me a atenção, ele descrever o comercial para a vendedora, e não o calçado. Da mesma forma que o pré-adolescente foi influenciado a comprar um tênis por um comercial de TV; ele é, todos os dias, atolado por imagens e sons que dizem que beber torna as pessoas mais alegres, que fumar deixa as pessoas mais sofisticadas, enfim, a publicidade age sobre mentes com pouco discernimento de crianças e adolescentes obrigando-as a consumir seus produtos.

Eu sei que estamos em uma sociedade de consumo, que nosso mundo capitalista sobrevive da circulação de riquezas, mas há maneiras e maneiras de fazer o dinheiro circular (e acabar no seu bolso), influenciar menores de idade pode ser a mais eficiente, mas não é a mais ética delas.

violinha at 01:22 PM | Comments (0)

Dida, Fábio Júnior e outros 5 jogadores brasileiros foram suspensos por um ano do futebol italiano (e ao que parece a punição será extendida ao mundo todo) por uso de passaporte falso. Os brasileiros iam jogar na Europa com um passaporte da Comunidade Européia para que não fosse usada a cota de jogadores estrangeiros permitida por time. A festa agora acabou, só que a corda arrebentou do lado mais fraco, o lado dos jogadores, um bando de coitados que não tem a menor idéia do que estava acontecendo. Punição aos verdadeiros culpados - dirigentes, procuradores - estamos aguardando...

violinha at 01:14 PM | Comments (0)
26 junho, 2001

Mauro Silva ao ser cortado disse que o corte (da seleção) doía bastante. peraí, não entendi: não é porque estava doendo antes que ele foi cortado?

violinha at 04:34 PM | Comments (0)

A Copa América terá sede, este ano, na Colômbia. Os presidentes das demais confederações de futebol da América do Sul dizem temer represálias dos cartéis de drogas com a realização do torneio por lá. A verdade é que a Colômbia vive um estado de guerra civil, onde o governo reconhecido não controla todo o território nacional. Estrelas de seleções estrangeiras, centenas de jornalistas do mundo todo e estádios de futebol repleto de torcedores são um ótima combinação para quem quiser "enviar" um recado para o mundo todo.

Hoje foi apresentado o calendário para o futebol brasileiro pelos próximos 4 anos. Bem... é sentar e esperar para ver se ele será cumprido. Outra novidade foi o esvaziamento do Campeonato Paulista. Como eu já escrevi.. é esperar para ver...

violinha at 04:25 PM | Comments (0)

O Presidente do Senado Jader Barbalho faria melhor em renunciar de vez ao cargo. As denúncias contra ele pululam e quase todas parecem estra muito bem provadas. A verdade é que a certeza de impunidade era tal que ele nem ao menos se preocupou em usar laranjas ou grandes esquemas para desviar dinheiro. Ele simplesmente depositava o dinheiro do governo do Estado do Pará em sua conta pessoal e de seus familiares como se isto fosse o dinheiro fosse, de fato, dele.

Quanto à impunidade, ele realmente a teve, pelo menos até agora.

violinha at 04:16 PM | Comments (0)

A greve do Metrô continua e, ainda por cima, chove em SP: a volta para casa, hoje, será um tormento. Não dá para entender porquê o transporte público não é prioridade para a administração pública. As pessoas perdem tempo no trânsito, tempo em que poderiam estar trabalhando ou mesmo descansando, desfrutando de algum lazer. As pessoas perdem também a saúde no trânsito, já que se irritam, estressam, sentem medo de algum assalto. Em congestionamentos, combustível é desperdiçado.. mas nada disso parece sensibilizar nossos políticos.

violinha at 04:10 PM | Comments (0)
25 junho, 2001

O governo bateu forte e aí está a cotação do dólar caindo...

Quando Armínio Fraga foi escolhido para a Presidência do Banco Central, a oposição disse que colocá-lo lá era como pedir para a raposa tomar conta do galinheiro. Pois não é que a raposa espantou as outras?

violinha at 04:06 PM | Comments (0)

Se a ida ao trabalho já foi uma cacá, dá para imaginar a volta para casa hoje à noite, não é?

violinha at 04:01 PM | Comments (0)

A greve do Metrô deixou o trânsito, hoje pela manhã aqui em SP, um verdadeiro inferno - para se ter uma idéia, o congestionamento foi três vezes maior do que o normal - e demonstrou mais uma vez a fragilidade do nosso sistema de transporte público. Desta vez foi uma greve, mas e se algo ocorrer, como um apagão, para interferir no sistema de metrô? A verdade é que não há uma alternativa viável para solucionar a falta de um dos transportes públicos. A solução da Prefeitura é liberar o rodízio, o que apenas favorece quem dispõe de um carro para trabalhar, quem não tem, teve de se sujeitar a pagar até 3 reais para ir de lotação.

Quando dá invenção do automóvel, o mundo se deslumbrou com este invento e repensou todas as cidades em torno deles. O resultado deste equívoco está por aí, para todo mundo ver. Cabe ao poder público repensar este modelo de transporte, que privilegia o transporte particular em detrimento do público.

violinha at 03:46 PM | Comments (0)
24 junho, 2001

Ontem, em Guarulhos (município vizinho à SP), caiu um avião bimotor que havia recebido a ordem de arremeter do aeroporto de Congonhas e tentava chegar ao de Cumbica quando sofreu uma pane seca (a popular falta de gasolina). Imaginemos por um minuto que o aeroporto de Cumbica não se encontra-se mais dentro da cidade, o avião teria caído em áera urbana? A tragédia da TAM não bastou para que as autoridades vissem como prioritário tirar o aeroporto de dentro de uma área extremamente povoada, então aguardemos algo pior para que se mexam...

violinha at 03:59 PM | Comments (0)

Esta mais do que correto a Igreja Católica fazer "mea culpa" e pedir perdão por seus excessos no passado, como agora ela faz com os ortodoxos e já fez antes com os judeus, por sua vista grossa durante a 2.ª guerra mundial. Melhor seria, porém, para combinar com esta sua nova "atitude" diante do mundo globalizado repensar suas teorias sobre métodos anticoncepcionais, aborto, divórcio, homossexuais...

violinha at 03:51 PM | Comments (0)

Fica aqui registrada toda nossa torcida pelo restabelecimento de Jorge Amado, internado em Salvador, desde a última quarta-feira.

violinha at 03:46 PM | Comments (0)

Ontem ouvi, na Globo, pela enésima vez, o Galvão Bueno dizendo, sobre F-1, que há grandes promessas de novas campeões e citou Ralf Schumacher, Montoya e Barrichello. PuTz! Quando a Globo irá parar de vender o Rubinho como um futuro campeão? Esta é sua oitava temporada na categoria. Ele começou a correr no mesmo ano que um outro piloto que hoje tri-campeão e caminha a passos largos para conquistar seu quarto campeonato, seu companheiro de equipe: Michael Schumacher. Em outras palavras, Barrichello pode ser um bom piloto, ganha um dinheirão fazendo o que gosta, mas ele não nasceu para ser campeão, quanto antes a Globo o deixar em paz e tratá-lo como trata aos outros pilotos brasileiros, melhor para ele e para quem ainda gosta de F-1.

violinha at 03:41 PM | Comments (0)