04 julho, 2001

Amar como tudo nesta vida tem dois lados. Um, o duradouro, pois senão não seria amor ou não valeria a pena amar, de felicidade extremada; outro, de dor. Sim, amar também dói, também machuca. Mas faz parte. Aristóteles escreveu que só conhecemos a felicidade quando ela termina. Talvez as dores de amores que ocorrem durante brigas sirvam para nos mostrar como podemos ser felizes e por conta desta felicidade sentida a maior parte do tempo valha a pena rever nossos pontos de vista. Viver - e amar, pois amar é a melhor parte do viver ou o que dá sentido ao viver - é uma arte. Uma arte da qual aprendemos mais a cada dia, em um eterno aprendizado sem fim. E cada um de nós tem sua maneira singular de aprender. Viver e amar são, pois, aprendizados pessoais e empíricos. Nisto repousa a beleza da vida.

violinha at 02:42 PM | Comments (0)

Segunda-feira última foi Dia do Bombeiro. Duvido que haja alguém que não considere os bombeiros verdadeiros heróis. Deve ser a profissão mais bem vista do mundo. Médicos, que, teoriacamente, salvam vidas, são muito mal vistos pela população em geral. Advogados, vendedores e contadores, então, ocupam o final da lista... HeHeHe

Acho que ninguém pára para pensar em como sua profissão é vista pelos outros antes de escolhê-la, escolher a faculdade que irá cursar. E as entidades de classe - como CRM, CRC, OAB - deveriam se preocupar em mudar a imagem desses profissões e, principalmente, investir no ensino da étca profissional.

Mas será que ética é algo que se ensina? Creio que sim. Mas ainda na tenra idade, tentar remediar o estrago anos mais tarde é perda de tempo. Melhor investir em um controle efetivo pelo órgão de classe. A população precisa ver profissionais sendo punidos por mau procedimento para acreditarem nos profissionais daquela classe.

violinha at 02:27 PM | Comments (0)

Segurança para o homem, segurança para a mulher!
Segurança para o homem, segurança para a mulher!
Faça backup, viu Ivanise?!

violinha at 01:56 PM | Comments (0)
03 julho, 2001

Bandido não tem cara. Se tivesse dava para evitar, não é?! Aliás, houve um estudioso italiano chamado Lombroso que tentou provar que havia características genéticas que determinavam que alguém seria criminoso. Não deu certo. Ciência se prova e ele não provou nada. Hoje, em São Paulo, duas senhoras de meia-idade foram presas praticando roubo. PuTz! Nem a idade impede mais as pessoas de escolherem o crime como forma de sobrevivência... como o povo deste país está largado à sua própria sorte.

violinha at 07:36 PM | Comments (0)

Tudo que escrevi sobre o coronel Ubiratan aplica-se a Milosevic. Vendo aquele homem de meia-idade sentado sozinho, defronte seus juízes dá até para sentir pena, mas este mesmo homem não teve piedade quando poderia tê-la demonstrado.

violinha at 07:26 PM | Comments (0)

Aposto que todos os brasileiros estão muito sentidos com a depressão do juiz Nicolau, tadinho, roubou tanto dinheiro público e agora não pode ir gastá-lo, deve deprimir mesmo...

violinha at 06:28 PM | Comments (0)

Acidentes de avião sempre causam comoção, sempre impressionam. Muito mais do que acidentes que matam mais gente, como os de trem, ou do que catástrofes naturais, como terremotos. Todavia, acidentes de avião impressionam. Talvez pela imediatidade de tudo. Talvez por cair do céu, como uma espécie de vingança dos deuses.

violinha at 06:23 PM | Comments (0)

Menina Artie: arrependa-se de ter feito, nunca de não ter feito...

violinha at 06:13 PM | Comments (0)

O amor é a primeira de todas as coisas. Todavia, não somos educados a buscá-lo, aprendemos a nos dedicar aos estudos para ter uma carreira bem sucedida. Mas o que ninguém nos diz é que esta carreira brilhante depende de como nossa vida pessoal está. Apenas se encontramos o equilíbrio em nossa vida pessoal é que nossa vida profissional, encontra seu norte, pois a base de tudo, que é a vida pessoal, precisa estar sólida. Sei de pessoas que conseguem tocar muito bem sua carreira mesmo com os resto de sua vida em cacos, não sou uma destas pessoas, e acredito que poucos sejam.

O sociólogo italiano Domenico De Masi diz que as pessoas são educadas para se dedicar ao trabalho, contudo o trabalho só toma 1/7 da vida de alguém e que deveríamos ser educados para saber o que fazer com os 6/7 restantes. Ele fala do lazer, do tempo ocioso, que precisamos aprender a bem usar nosso tempo livre. Para mim, é aqui que entra o amor, dividir a vida com alguém é muito melhor. Não um alguém qualquer, mas um alguém especial, alguém que dê sentido a sua vida e rumo a sua existência.

violinha at 06:09 PM | Comments (0)

Recebi um e-mail mais que simpático da bloggeira do Afrodite comentando meu post sobre amor. fico feliz de encontrar minhas idéias e pensamentos ecoando...

violinha at 05:40 PM | Comments (0)

Envelhecer e morrer são coisas das quais não escapamos - ah! Tá certo, vá! Quem morre cedo escapa de envelhecer... - e, portanto, não adianta perder tempo pensando nisto, se preocupando, pois ninguém escapa deste destino. Para quê ficar pensando como é o lado de lá? Se você acredita em Deus e em uma vida eterna após a morte, acredita que esta vida não é vida, que esta vida é morte, que vida é que vem depois é a verdadeira vida. Ou se não acredita em nada, talvez não haja porquê se preocupar, não deve haver nada do lado de lá.

Se envelhecer é inexorável (para quem não morre antes, já estamos de acordo sobre isto, não é?) por que perder tempo pensando nisto? Ou gastando dinheiro com plásticas, cremes ou remédios rejuvenecedores? Envelhecimento é um processo biológico ligado à divisão celular, quanto mais suas células se dividem formando outras, mais velhas elas ficam, mesmo as nasceram da divisão celular, e a ciência está longe de conseguir parar este processo...

violinha at 05:30 PM | Comments (0)

Nosso corpo, por vezes, nos trai. Pode ser só uma fisgada em meio à prática de algum exercício ou, algo mais grave, como um infarte ou a descoberta de um câncer. Confiamos tanto em nosso corpo, ele funciona tão bem mesmo quando mal tratado (por má alimentação, pouco sono, cigarro, bebiba) que é difícil aceitar a idéia de que ele é falível, de que ele falha e morre e a gente vai com ele.

Mas nosso corpo, outras vezes, é mais inteligente do que nós. Quem nunca voltou para conferir se havia mesmo fechado a porta de casa e a porta já estava trancada? É o corpo sendo mais sábio do que nós...

violinha at 01:13 PM | Comments (0)
02 julho, 2001

Começo a aprender que minhas maiores preocupações terminam, quase sempre, não dando em nada...

violinha at 07:29 PM | Comments (0)

O Coronel Ubiratan foi condenado a 632 anos de prisão por ter sido o comandante da operação que terminou com o massacre de 111 presos no Carandiru. Hoje vi várias entrevistas dele na TV, justificando suas ações, dizendo que não quis matar ninguém. É impressionante como é fácil embarcar na história dele e terminar com pena do pobre homem. Lembrei-me, então, das aulas da professora Anita Nowinsky, quando ela nos falava sobre o nazismo, dizia que o nazismo não deve ser entendido, porque quem entende, perdoa. O mesmo se aplica ao Coronel Ubiratan, se entendermos suas razões, vamos terminar perdoando, até porque as vozes dos que ele mandou matar se calaram naquela sexta-feira sombria...

violinha at 07:15 PM | Comments (0)

Afirmei em um post anterior que não acreditava em uma pessoa predeterminada (pelo destino) para outra. Assim, torna-se possível mais de uma pessoa certa para cada um de nós. Todavia isto não torna a busca e encontro desta pessoa mais fácil. Vivemos em uma época de individualismo extremo, poucas pessoas se dão a conhecer ou estão dispostas a se entregar ao imbricado jogo de baixar as guardas e mostrar seu verdadeiro eu, com todos os defeitos inerentes à natureza humana. É preciso coragem para se mostrar, se dar como um todo. Mas a recompensa de tal empreitada é grande. Contar a vida a dois é muito melhor.

Novas paixões são sempre instigantes. Há a sedução da conquista, a novidade das primeiras vezes, do sabor de tudo que é novo, enfim. Porém, para que a paixão se transforme em amor é necessário dedicação, é preciso que o tempo contado em dias passe a ser contado em meses e estes em anos. O amor, todavia, só sobrevive se suas promessas forem refeitas a cada dia, se os votos de amor forem renovados diariamente. Não se pode entrar na rotina, deixar que a relação caia na mesmice. O grande desafio não é partir em busca de uma nova paixão, de um novo amor, mas, a cada dia, encontrar nova paixão e novo amor na pessoa que está ao seu lado.

Mas não fomos educados cuturalmente para ver o amor vingar e vivê-lo em sua plenitude. Verdadeira paixão, ensina-nos o cinema, a novela, os livros, é a nova, é aquela que ainda não se realizou. Não é à toa que todos acabam quando tudo dá certo, quando os amantes, enfim, poderão usufruir de seu tempo juntos.

Ninguém pára para te ouvir quando tudo o que você tem a contar é como seu relacionamento é feliz, como você ama a pessoa com quem está dividindo sua vida. As pessoas querem ouvir sobre brigas, desentendimentos, amores que tinham tudo para dar certo, mas que não deram. Fomos tão educados para ver as coisas não darem certo que estranhos quando nossa relação não tem defeitos graves. A história mais famosa do mundo conta sobre um casal de amantes que não conseguiu ficar junto - Romeu e Julieta - teria a história atravessado todos séculos se eles tivessem ficados juntos? Duvido.

Quando falo em dar certo, não digo que as relações tem de ser eternas. Tenho uma amiga que está sofrendo porque sua relação de mais de cinco anos terminou. Dá para dizer que esta relação terminou - porque foi, de fato, o que ocorreu - mas não dá para dizer que deu errado. Se ficaram juntos por cinco anos significa que deu certo, e muito certo, enquanto durou.

violinha at 12:46 PM | Comments (0)

Não é raro encontrar pessoas vociferando contra os Direitos Humanos. Quem já não ouviu a famosa "só há direitos humanos pra bandido!". Direitos humanos são para todos, para cada pessoa, ainda que esta pessoa não respeite os direitos humanos de outras - tanto pode ser o assaltante que te aponta uma arma como o coronel da PM que manda fuzilar 111 dentro do presídio (bandido da pior espécie, que usa farda para se esconder) - , ela deve ter seus direitos humanos respeitados, pois estes direitos são inerentes à pessoa humana, são absolutos. Só é possível a vida em sociedade desde que tais direitos sejam respeitados. Aqueles que maldizem os direitos humanos nunca pararam para refletir como seria sua própria vida sem eles. Imagine toda sua intimidade sendo exposta na TV? Imagine-se indo ao médico e saindo de lá com uma perna ou braço sadio amputado por erro médico? Imagine-se sendo preso sem ter cometido crime algum, sem qualquer direito a defesa, sem que ao menos lhe comuniquem de que crime você está sendo acusado? Direitos humanos são tão inúteis assim?

violinha at 11:31 AM | Comments (0)

Quarenta por cento dos entrevistados em uma pesquisa consideraram o Congresso ruim ou péssimo. Será que estes mesmos 40% vão refletir antes de votar nas eleições do ano que vem? Será que vão olhar o que o congressista fez ou deixou de fazer antes de reconduzi-lo a seu cargo? Já ouvi diversas vezes gente dizendo que vota em qualquer um para deputado / senador / vereador porque é tudo a mesma coisa. E claro que pensando assim fica tudo a mesma coisa sempre, pois estão lá sempre os mesmos, defendendo os mesmos interesses que, muitas vezes, não são os do povo que o elegeu. Seu voto é uma procuração que você dá a seu representante. Você daria uma procuração para qualquer um vender sua casa, cuidar do seu dinheiro? Com seu voto você faz a mesma coisa quando o dá a qualquer um.

violinha at 11:22 AM | Comments (0)
01 julho, 2001

Os poetas se enganaram e, por mais evidências que digam o contrário, não é o amor que faz o mundo girar. Mas o amor dá rumo há nossas vidas. O Amor é o norte. É o elemento que dá sentido a nossas existências, que faz com que nossos conquistas sejam, de fato, valiosas.
Procuramo-nos em tantos lugares e coisas e só nos encontramos nos braços de outra pessoa. Não de qualquer pessoa. Mas nos braços da pessoa certa. Daquela que nos oferece um sentido novo de felicidade, que torna nossa felicidade mais completa. Sei, por experiência própria, como é amedrontador descobrir que sua felicidade depende da vontade de outrem, de uma vontade que você não controla, que é autônoma à sua, que um dia te deseja e outro dia pode querer ir embora. Mas o que vale é o momento em que as vontades coincidem e se desejam mutuamente.
Não acredito em destino, não creio que haja uma única pessoa destina a cada um de nós. Não acho que exista em algum lugar um livro em que esteja escrito: "fulaninho para falaninha". As pessoas certas estão por aí, talvez ao nosso redor, talvez longe de nós. A pessoa perfeita é aquela a quem você admira as qualidades e não se importa com os defeitos e que, acima de tudo, você adora conversar.
Esta, ao menos, é a minha versão dos fatos...

violinha at 10:17 PM | Comments (0)

Schumacher, O Michael, está a uma vitória de empatar com o recorde de Alain Prost e duas de se tornar o maior vencedor de GPs da F-1. Aparentemente, só há um recorde que ele não vai conseguir quebrar na categoria: o de 61 poles de Ayrton Senna.

violinha at 09:57 PM | Comments (0)

Finalmente, meu verdão arrumou patrocinador: a Pirelli vai patrocinar o palestra.

violinha at 09:54 PM | Comments (0)

Passeando pelos blogs encontrei uma referência elogiosa ao meu no Vidinha Besta. 'brigada pela citação, minino!

violinha at 09:47 PM | Comments (0)

Segui um link e me deparei com a seguinte mensagem:

este blog foi removido definitivamente.

Fiquei me perguntando: o que leva alguém a retirar seu blog do ar? Quero dizer, é óbvio que a vida das pessoas muda e acontece de terem menos tempo para a internet, mas o que não entendo é por que não apenas abandonar o blog, deixá-lo a sua própria sorte? Por que dar cabo dele assim?
Não vou negar que eu mesma já ventilei a idéia de parar isto aqui e abandonar meu blog, mas a necessidade de me expressar falou mais alto do que a falta de tempo. Contudo sei que que o tempo deste blog não será eterno. Mas quero aproveitá-lo enquanto posso, enquanto durar.

violinha at 09:29 PM | Comments (0)

Pesquisa DataFolha aponta que 42% dos paulistanos consideram o governo de Marta Suplicy ruim ou péssimo. Os números são preocupantes quando percebemos que se passaram apenas seis meses da posse da Prefeita, diga-se que foram seis meses em que muito foi dito e pouco efetivamente realizado. Será que teremos de esperar até as próximas eleições para ver os problemas da cidade serem solucionados? Ou a cidade não tem mais jeito e necessita de um novo modelo de administração?

violinha at 08:03 PM | Comments (0)

A seleção brasileira perdeu para a uruguaia, hoje em Montevideo. Espero que a derrota na estréia já não sele o destino do Scolari à frente da seleção. Ele é um grande técnico e precisa de tempo para formar uma equipe vencedora.

Ouço gente dizendo que deste jeito o Brasil não se classifica para a Copa. Classifica sim, não importa o futebol que o país jogue. A seleção brasileira dá ibope, e ibope significa dinheiro, enquanto esta regra for verdadeira, a gente não fica fora de uma Copa do Mundo.

violinha at 07:50 PM | Comments (0)

Se a gente num fala... ninguém fica sabendo. Saiu um programinha meu, para a plataforma Palm, na revista CD EXPERT, edição especial PORTÁTEIS, este mês.

violinha at 07:46 PM | Comments (0)

Amizades são os verdadeiros tesouros de nossas vidas. Estar na casa de amigos e escutar "você já é da casa" é uma delícia, faz você se sentir em casa mesmo. E muito, muito bem querida.

violinha at 07:43 PM | Comments (0)