27 setembro, 2003

O capitalismo tem inúmeros problemas, ainda mais em países como o nosso, em que a insana má distribuição de renda deixa 40% da população abaixo da linha da pobreza. Mas o capitalismo também tem vantagens, e a maior de todas elas é a liberdade que acompanha este regime. Fidel Castro pode defender com unhas e dentes o regime que o mantém no poder há mais de 40 anos, mas como acreditar em um regime que manda fulizar quem se atreve a ser contra e proibe certos livros de serem lidos? No mundo capitalista podemos comprar as bíblias do comunismo, por que o contrário não funciona em países comunistas?

violinha at 11:11 AM | Comments (0)
26 setembro, 2003

Um jovem francês que se tornou tetraplégico, surdo e mudo após um acidente de automóvel três anos atrás conseguiu morrer graças a ajuda de sua mãe, atendendo um pedido insistente do filho. O rapaz se comunicava apertando o polegar na mão da pessoa com quem queria se comunicar e, com este método, conseguiu 'ditar' um livro pedindo seu direito de morrer para um jornalista. Outro ponto interessante nesta história foi que ele se recusou a ir para a Suíça, onde poderia ter seu desejo atendido, alegando que "não fugiria como um ladrão de seu país". Anos atrás eu era radicalmente contra eutanásia e o suicídio assistido, acreditando que a vida é o bem maior de qualquer pessoa. Atualmente, eu revi minha opinião. Vida é vida com qualidade, com dignidade. É apenas a própria pessoa privada em parte ou totalmente da esperança de viver ou de seus movimentos é quem sabe dizer se passou ou não do ponto onde já não vive mais com dignidade. Esta discussão é longa, dura e apaixonante, envolve convicções religiosas, mas jamais deverão deixar de ser ouvidos os maiores interessados.

violinha at 11:59 AM | Comments (0)

Um grupo de 27 pilotos veteranos do Estado de Israel enviou uma carta ao seu comandante anunciando que se recusam a atacar a população civil palestina. Não seria bom se todos os soldados se recusassem a guerrear contra civis? Esta bestialidade que é atacar populações civis foi uma invenção do século XX, pois, antes, apenas soldados lutavam entre si.

violinha at 11:52 AM | Comments (0)

A nigeriana Amina Lawal, condenada a morte por lapidação [ser apedrejada até a morte] por um tribunal muçulmano pelo crime de adultério teve sua pena alterada ontem. Ela foi acusada de adultério apesar de já se encontrar divorciada de seu marido e, o homem que a engravidou, foi absolvido porque ele apenas afirmou que não era o pai da menina que é a prova 'viva' do 'crime' de Amina. Porém, não devemos nos iludir, pois, ontem mesmo, no mesmo tribunal em que ela foi absolvida, principalmente por pressão internacional, um homossexual teve sua pena mantida por crime de sodomia. Enquanto religião e Estado se confundirem haverá decisões como estas, onde a pessoa humana é privada do direito básico de escolher como usar seu próprio corpo.

violinha at 11:49 AM | Comments (0)
25 setembro, 2003

A Rede Globo, descontente com sua cota da verba publicitária que advém do futebol, iniciará uma cruzada contra a fórmula dos pontos corridos para ter de volta o mata-mata já no compeonato brasileiro do ano que vem. É interessante a opinião da emissora que a consagrada fórmula adotada em todos os grandes campeonatos nacionais do planeta não funcione por aqui, alegando que até a Copa do Mundo tem mata-mata. Ué, mas Copa do Mundo é copa, que define as chaves, e os cruzamentos, por sorteio. O tão defendido mata-mata só vira mata-mata mesmo no final do campeonato [em sua segunda fase], porque na primeira fase define-se quem vai para o mata-mata e até esses cruzamentos, através do 'falido' pontos corridos. Eu sou a favor dos pontos corridos e é uma pouca-vergonha querer mudar o compeonato já no ano que vem. Cadê o Estatuto do Torcedor, hein!?!!

E olha que coisa interessante: o Cruzeiro, o bicho-papão de pontos neste campeonato por pontos corridos, é o único clube do Brasil que está bem financeiramente, que paga seus atletas em dias, sem atrasos ou confusão pelo pagamento de bichos pelas vitórias, administrado como se fosse uma empresa. Então, será que a falta de competitividade dos outros clubes não estaria ligada à sua má administração e não tem nada a ver com a fórmula adotada pelo campeonato?

violinha at 11:37 AM | Comments (0)
24 setembro, 2003

As emissoras, que tanto faturaram explorando a falsa reportagem com o PCC veiculada pelo Domingo iLegal do apresentador Gugu Liberato, não gostaram da proibição da Justiça Federal da veiculação do programa neste domingo passado e estão tratando a coisa toda como censura. Peraí! Censura é prévia, o que houve ali foi a punição a um programa que não respeitou o horário em que é veiculado. As emissoras precisam ser lembradas que televisão, assim como o rádio, é concessão pública e estão sujeitas, ainda que não queiram, à lei todo todos os demais.

violinha at 10:05 AM | Comments (0)

Ontem um menino de 12 anos de idade morreu ao brincar com uma arma de fogo. Desta vez foi a própria criança que brincava com o revólver; em outros tantos casos, um coleguinha que estava por perto foi atingido e morto. Soma-se a estes casos, aqueles em que pessoas de bem perderam a paciência e, como tinham uma arma de fogo à mão, deram um tiro ao invés de uns sopapos e estão presos respondendo por homícidio. E aí vem o pessoal que defende com unhas, dentes e balas que as pessoas têm direito de enfrentar a bandidagem de igual para igual [leia-se: com armas] e diz que estas estatísticas são furadas. Então, que eles mostrem suas estatísticas, porque as que valem até agora mostram que armas e população civil são uma combinação para lá de problemática.

violinha at 09:58 AM | Comments (0)
23 setembro, 2003

O golfe, de esporte que eu considerava bobo e sem graça, tornou-se uma paixão para mim. Agora eu leio sobre o esporte, assisto na TV, comprei uma conjunto de tacos de golfes e já andei tomando minhas primeiras aulas. E vem de uma dica sobre como jogar em lugares que ventam muito que eu li uma das coisas mais lindas sobre como encarar a vida nestes últimos tempos: "Aprenda a bater a bola mais baixa. Jogue com mais esperteza. Não lute com o vento: pegue o taco a mais, e faça um swing suave. Existem sempre períodos difíceis em nossas vidas quando nos vemos jogando no vento, nadando contra a maré, ou correndo colina acima, ou muitas outras metáforas para tempos difíceis. Os tempos difíceis vão passar. Enquanto isso, faça um swing suave.

violinha at 12:35 PM | Comments (0)

O BookCrossing baseia-se na idéia de você liberar um livro - literalmente deixá-lo por aí - para que alguém o encontre, leia-o e faça o mesmo depois, isto é, liberar para mais alguém ler. Agora no Brasil, lançaram algo parecido: o circulando o livro cuja idéia é a de cadastrar um livro e estar pronto para enviá-lo a quem o solicitar assim que for pedido. A idéia é interessante, ainda mais em um país como o nosso, em que livros são tão caros e bibliotecas tão poucas, mas eu prefiro a liberdade poética de liberar livros quando quiser e para desconhecidos como prega o BookCrossing.

violinha at 12:15 PM | Comments (0)
22 setembro, 2003

E como a vida imita a arte: um canguru fêmea cego de um olho, alertou sua família adotiva que o fazendeiro estava desacordado após ser atingido por um galho que caiu quando ele inspeciona sua propriedade depois de uma tempestade. Esta é uma daquelas muitas histórias em que ficamos pensando porque, às vezes, os animais agem como se entendessem o complexo mundo dos homens.

violinha at 11:54 AM | Comments (0)

A culpa é dos gatos. Pesquisa realizada conjuntamente por universidades tchecas, britânicas e americanas concluiu que um parasita presente em quase toda a população felina e que já teria contaminado metade da população na Inglaterra é responsável por alterações na personalidade das pessoas. Só que afeta homens e mulheres de maneira diferente: enquanto os homens se tornam mais agressivos, anti-sociais e menos atraentes; as mulheres, se tornam mais desejáveis e divertidas, porém menos confiáveis e possivelmente mais promíscuas. Francamente, eu acho muito complicado atribuir a um único fator mudanças tão severas assim, mas que é bom saber, sem qualquer ironia neste comentário, que existem países em que o dinheiro sobra para fazer qualquer tipo de pesquisa é, isto é o que leva à produção científica de alta qualidade, a grande quantidade de pesquisadores trabalhando em tudo quanto é assunto, até nos mais inusitados.

violinha at 11:47 AM | Comments (0)