22 novembro, 2003

Hoje faz 40 anos que John F. Kennedy foi assassinado em Dallas. Assassinado por quem é uma das muitas coisas que até hoje se discute. Lee Oswald foi acusado do assassinato, mas os teóricos da conspiração acusam, inclusive, a própria CIA. JFK é um mito que superou em muito o homem carismático, charmoso e sofisticado que ele foi. Dizem que todo americano que estava vivo então se lembra exatamente do que estava fazendo no momento em que ficou sabendo da morte de Kennedy. O mesmo fenônemo acontece aqui a respeito de Ayrton Senna. Ou há alguém que não se lembra do que estava fazendo quando ficou sabendo da morte do piloto naquele 1.º de maio de 1994?

violinha at 09:27 AM | Comments (0)

O grande número de crimes cometidos por menores de idade tem levantado vozes em todos os setores da sociedade pedindo a diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ouvindo coisas assim e também sobre o júri no Pará, que promove o julgamento dos assassinos de crianças comandados por Valentina de Andrade [teoricamente, a líder de uma seita, com sede na Argentina, chamada LUS, Lineamento Universal Superior, que defende, entre outras idéias 'populares', que Deus é uma grande farsa e que crianças são más] e somando tudo isto à banalização da infância [onde crianças são 'forçadas' pela mídia do consumo a adotar um comportamento 'adulto'], pergunto-me se não há uma grande conspiração contra as crianças, contra a infância? Uma espécie de vingança dos adultos, em uma espécie de síndrome de Peter Pan ao avesso, que odeiam a infância porque cresceram, foram privados dela e obrigados a virarem adultos e, portanto, a assumirem compromissos da vida madura. Jaznus Korczak já dizia que as crianças são a maior minoria oprimida do mundo e, pior, depois passam a fazer parte da maioria opressora.

violinha at 09:24 AM | Comments (0)
21 novembro, 2003

O número absurdo de atentados ocorridos na última semana demonstra que a 'guerra contra o terrorismo' promovida por George W. Bush apenas fez acirrar os ânimos. Não se pode combater com a mentalidade capitalista ocidental pessoas que acreditam que ganharão um lugar especial na sua versão de céu se morrerem em uma guerra santa contra os infiéis.

violinha at 01:57 PM | Comments (0)

Ter um plano de saúde, hoje em dia, infelizmente, é uma necessidade, dado o precário atendimento da rede pública de saúde. Mas existem bons e maus planos e os próprios médicos fizeram uma lista rankeando os planos de saúde. Confira aqui.

violinha at 01:51 PM | Comments (0)

Hoje em dia, a versão moderna da história de Pedro e o Lobo - aquela em que o pastorzinho, mentiroso, diz que um lobo está vindo e todos correm para ajudar, até que quando o lobo vem mesmo, ninguém vai acudi-lo - são aqueles que enviam e-mails inúteis o dia todo. Aí, quando a pessoa envia algo sério, você está tão acostumado a deletar sem ler direito as bobagens que apaga o que era assunto sério.

violinha at 01:48 PM | Comments (0)
20 novembro, 2003

Os bancos, que são a base do nosso modelo econômico, sempre têm lucro. Algumas vezes mais, outras menos. Mas seja em períodos de recessão ou de grande crescimento, eles aparecem com lucros. Não sou contra o lucro dos bancos, só gostaria que eles pagassem Imposto de Renda como todos nós.

violinha at 01:03 PM | Comments (0)
19 novembro, 2003

O Presidente Lula torceu o pé ontem durante uma caminhada e depois de bater boca sobre a seleção com o técnico Parreira. Eu acho que foi praga...

violinha at 09:20 AM | Comments (0)
18 novembro, 2003

A SABESP não deveria pensar apenas em racionamento quando a situação das represas que fornecem água para a Grande São Paulo ficam em estado crítico. Diante da real ameaça de falta de água doce [a água potável] em vários lugares do mundo ainda neste século, deve-se pensar em educar a população para o uso racional da água: deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes e empurrar o lixo na calçada da frente com o esguicho são algumas das práticas que precisam ser abandonadas.

violinha at 01:45 PM | Comments (0)
17 novembro, 2003

Os assassinatos de Liana Friedenbach e Felipe Silva Caffé comandados por um rapaz de 16 anos reabriu a discussão em torno da diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos. Eu, particularmente, sou contra a idéia de se fixar uma data limite onde os crimes são considerados ou coisa de criança ou coisa de adulto. Creio que a maioridade penal não deveria ser legal [isto é, fixada por lei], mas judicial, onde toda uma junta de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais determinariam se o menor sabia ou não da gravidade de seu crime, ou seja, se ele cometeu o crime com mentalidade de um jovem ou se já tem a mente formada como a de um criminoso contumaz.

violinha at 12:01 PM | Comments (0)

Um dos golpes mais usados para se roubar senhas de pessoas hoje na internet é enviar um e-mail anunciando que você recebeu um cartão, que vem com um link falso que instalará um programinha ladrão de senhas no seu computador. Só que, francamente, os caras precisam melhorar, porque até para ser golpista, é preciso ser inteligente para não morrer de fome, enviar um cartão onde se lê "voçê recebeu um cartão" é para chorar de rir três dias e três noites seguidos.

violinha at 11:43 AM | Comments (0)