05 dezembro, 2003

A polícia do RJ trabalha [também] com a hipótese da filha mais velha do casal Staheli, o executivo da Shell e sua esposa assassinados no último final de semana, ter participado ou mesmo praticado o crime contra os pais. O fato de uma machadinha, que decorava a casa, ter desaparecido, apenas aumentam estas suspeitas. Pode até ser que esta hipótese para o crime seja uma entre muitas outras, mas vamos supor por um momento que a menina de 13 anos realmente tenha assassinado seus pais: como fica a questão da maioridade penal? Com o Xampinha queriam reduzir para 16 e agora? Vão querer reduzir para 12 anos?

violinha at 11:48 AM | Comments (0)

A SABESP tem feito telefonema para as casas dos moradores da grande São Paulo pedindo que todos colaborem neste período de seca das represas porque a situação é muito grave e, se todos colaborarem, será mais fácil passar por ele. É este o problema da SABESP, não se pode pensar em economizar água só quando está para faltar, tem de pensar sempre, porque é economizando nos momentos de fartura que conseguiremos poupar para os momentos em que pode faltar. Ou se reeduca a população, mostrando que água não é um recurso infindável; ou o próximo ano será pior porque as represas não conseguirão se recuperar completamente.

violinha at 11:40 AM | Comments (0)
04 dezembro, 2003

O assassinato do executivo da Shell e de sua mulher no Rio de Janeiro, ainda que esteja realmente ligado à construção do gasoduto Brasil-Bolívia, deixará marcas na imagem do país no exterior. O Brasil tem fama de país bonito, com grandes riquezas naturais, cheio de mulheres 'disponíveis' e violento como países em guerra. Será que é esta imagem que queremos ter para sempre?

violinha at 10:14 AM | Comments (0)
03 dezembro, 2003

Para o governo [qualquer um deles por aqui] P de provisório sempre se torna P de permanente: primeiro foi a CPMF e agora é a alíquota de 27,5% do Imposto de Renda. A contrapartida que o governo deveria dar, oferecendo serviços públicos em troca de nossos impostos nunca vem. Nem a distributividade, que é o princípio maior dos impostos, um príncipio meio 'Robin Hood' - "tirar dos ricos para dar aos pobres" - é seguido.

violinha at 09:04 AM | Comments (0)
02 dezembro, 2003

O Brasil está se tornando um país de idosos sem estar preparado para isto, como quando foi um país de jovens e não soube como lidar com isto também: não soube oferecer escolas, nem a inserção do jovem, sem experiência, no mercado de trabalho. Lidar com o envelhecimento da população é ainda mais complicado, pois é 'novidade' para todo o planeta e implica em um sistemas de saúde e de transporte, entre outros, voltados para idosos. E o governo está muito mal preparado para enfrentar esta questão, basta lembrar do 'recadastramento' dos maiores de 90 pelo INSS.

violinha at 01:22 PM | Comments (0)
30 novembro, 2003

Win Wenders tem um longa chamado "O medo do goleiro diante do penâlti". Eu acho que há um novo medo para os goleiros hoje em dia: já imaginou o que é ser um goleiro e ver o Ronaldo crescendo para cima de você com a bola dominada?

violinha at 01:41 PM | Comments (0)