Gosto de me orgulhar de meus amigos. Estudei com a Tarsila, a sobrinha neta da pintora Tarsila do Amaral, e nos tornamos grandes amigas, amizade que perdura até hoje, uma década depois de nos formarmos. Mas foi com um grande orgulho que eu li e achei belíssimo seu livro Tarsila por Tarsila sobre a tia-avó tão famosa. Tão bom quando isto acontece, tão bom poder nos orgulharmos das pessoas que já admiramos tanto.
Nunca gostei de balé, apesar de adorar música erudita. Já fui assistir a apresentações e jamais gostei. Eu chegava a sentir uma ansiedade louca de ir embora e isto vindo de alguém que ama assistir óperas e até chora nelas. Também não gosto de bailarinas: o corpo excessivamente magro, os movimentos medidos, nunca me encantaram. Mas eu acho simplesmente maravilhosas as pinturas de bailarinas de Degas, para mim, uma prova de como um artista pode transformar a realidade que o cerca ao [re]interpretá-la e transformar o feio em belo e também em admirável aquilo que não gostamos.
Diretores de cinema descobriram o segredo para levar multidões ao cinema mesmo quando a história que eles vão contar é conhecida por todos. Foi assim com Titanic e é assim com Tróia. Ou alguém não sabia que o navio afundava e que Tróia era conquistada depois que o exército rival se escondia em um cavalo de madeira? Todo mundo sabe disto, mas, mesmo assim, saíram de casa para ver os filmes. Por que? Porque em ambos os filmes há um bonitão com quem as mulheres sonham e a quem os homens invejam.E, melhor, no final, o bonitão morre, todas as mulheres podem pensar: "não ficou comigo e com mais ninguém" e os homens voltam para casa tranquilos, já que seu rival morreu e não é mais ameaça alguma.
Aliás, alguém me disse que não há deuses em Tróia. Peraí?!!?! E o Brad Pitt é o que?
Ficou irônico Orlando Bloom no papel de Páris como um excelente arqueiro. Por que? Legolas, o elfo de O Senhor dos Anéis. Lembrou agora?
O site da Receita Federal ficou fora do ar ontem por conta do excesso de consultas. Se eles sabem que o pessoal está louco para saber se podem contar uma graninha extra, não dá para melhorar o serviço?
Se você usa o blogger, saiba que pode blogar por e-mail [de uma olhadinha nas configurações] e se você tem um palm, também pode fazê-lo pelo AvantBlog. Muito útil para aquela idéia de um post que não sai da cabeça, não?!
Amigos costumam ser responsáveis por algumas escolhas que fazemos ou hábitos que adquirimos. Devo confessar que meus amigos são [muito] responsáveis por 3 coisas em minha vida: os livros que leio, os programas que instalo em minha palm e as comunidades que frequento na internet. Por "culpa" da Tânia, eu li: The Da Vinci Code, Atonement e agora estou lendo Angels & Demons; por influência do Juliano, ontem comprei O Baú de Ossos de Pedro Nava. Por influência do Dip mudei do SilverScreen para o Zlauncher. E, quanto a Internet, quase todas as comunidades a que me junto, juntei-me porque segui um amigo [e trouxe outros tantos comigo], p.ex.: estou aqui no blogger por convite da Ni e no Orkut por convite da Deda.
As empresas fabricantes de cigarros assumem publicamente que o fumo faz mal à saúde. Parece um tiro no pé?! Nada disto: todo mundo que usa drogas lícitas ou ilícitas sabe o mal que eles causam e não se importam, pois se se importassem e o medo de morrer fosse maior que a vontade de usar, não usariam. Então por que estas empresas assumem que seu produto faz mal? Porque quando são processadas pelos males causados pelo fumo, poderem chegar na Justiça e dizer: avisamos que fazia mal, quem está nos processando usou porque quis. Muita cara de pau, né não?!
Definitivamente eu tenho de parar de ir a MeetUps na Livraria Cultura. Toda vez que tem MeetUp lá, eu, invariavelmente, termino comprando um livro.
Hoje a primeira página da Folha de S. Paulo traz a foto do brasileiro Marcos Moreira, condenado à morte por fuzilamento por tráfico de drogas na Indonésia. Eu sou contra a pena de morte, mas sinceramente me irrita a cara de coitado que criminoso faz depois que se ferra. Ele sabia que estava cometendo crime, sabia que receberia muito dinheiro porque o que estava fazendo era extremamente arriscado e ao tentar entrar com drogas no país, assumiu o risco de ser preso e condenado à morte. E agora fica se fazendo de coitado? Creio que coitados são aqueles viciados em drogas, que pagam fortunas para manterem seu vício, muitas vezes às custas do dinheiro de suas famílias ou de infelizes que são vítimas de roubos.
A grande sacada de O Código Da Vinci e seu antecessor menos famoso, angels & demons é ter feito de seu personagem principal um professor universitário de simbologia. Ao invés de músculos ou malandragem, Langdon [o tal personagem] usa de seus conhecimentos acadêmicos para solucionar crimes.
Outro atrativo do livro, sem dúvida é aquela sensação de que você aprende enquanto lê, e não há mal algum em aprender se divertindo, há?
E quinta-feira começa a loteria da fortuna para quem tem restituição do Imposto de Renda. Há algo muito errado quando não se conhece qual a fórmula pela qual se define quem serão os primeiros a receber sua restituição e mais ainda quando não são claras as regras pelas quais as pessoas caem na malha fina.
Ainda que seja porque a Polícia está em greve, não gosto da idéia do Exército nas ruas de Belo Horizonte. As forças armadas não são para assuntos internos, mas para os externos, como o envio de tropas de paz para o Haiti.
O frio está maltrando a região sul e sudoeste do país. Muito bom para o turismo e ruim para a safra de hortaliças.
Ontem recebi meu exemplar de wild animus que o BookCrossing me enviou. Eu vou ler e, óbvio, abandoná-lo por aí para que ele continue sua jornada...