22 dezembro, 2005

Dois exemplos de maus tratos a consumidores: ontem minha conexão com a internet foi para o espaço e passei mais de uma hora convencendo a pessoa que me atendeu a enviar um técnico para cá, pois ele queria me convencer que o problema era aqui em casa, 'em algum cabo', não era, minha rede local funcionava perfeitamente. Depois de impor uma canseira ao atendente ele enviou o técnico, que veio hoje, e descobriu que o defeito era lá na central. E que o atendente de ontem, com mais boa vontade, poderia ter solucionado meu problema e devolvido meu sinal de internet ontem mesmo.

A morto* bloqueou o celular da minha mãe para fazer chamadas e ele só recebia as ligações e, depois de mais de 10 dias da ladainha a conta não está paga e o banco dizendo que a conta [em débito automático] estava paga, hoje minha mãe descobriu o porquê do bloqueio. A operadora bloqueou o celular da minha mãe porque ele foi roubado. Só que ele não foi! Ou seja: eles bloquearam o celular da minha mãe quando deveria ter bloqueado outro e no final da história: minha mãe ficou sem celular, tem um bandido todo feliz com um celular desbloqueado nas mãos e um cliente trouxa crente que seu celular está bloqueado e que irá receber uma linda conta no próximo mês para pagar as ligações do bandidão e viva a competência administrativa!

* eu prefiro não dar ibope no google para esta operadora de celular dos infernos.

violinha at 10:13 PM | Comments (2)

Cuidado com ligações de 'policiais' para sua casa dizendo que "este número estava no celular de uma pessoa que se acidentou".

Eu já tinha lido e ouvido falar sobre golpe, vou narrar aqui para que outros também possam se estar preparados: segunda-feira eu recebi uma ligação a cobrar de uma pessoa que se dizia policial, todo educado, e que o número da minha casa estava no celular de uma pessoa que se acidentou perto da avenida Paulista. E assim começa um dos golpes de extorsão mais aplicados hoje em dia. Logo em seguida ele quis saber meu nome - como eu estava ciente do golpe - eu pedi um minuto e desliguei o telefone. O bandido deu azar porque:
1. primeiro eu sabia deste golpe e conferindo o número no identificador de chamadas vi que se tratava de uma ligação a cobrar de um celular do Rio de Janeiro [de onde tem vindo as ligações do golpe];
2. meu pai havia saído para fazer exames de rotina em um hospital aqui perto, minha mãe trabalha a meros 4km daqui de casa e meus primos e tios que vivem em São Paulo não trabalham perto da Paulista. Aliás, nesta época do ano, com que velocidade os carros conseguem bater por lá?
3. na madrugada da quinta-feira passada um amigo meu sofreu um acidente de carro violentíssimo [tanto que só saiu da UTI na segunda] e a namorada dela, para a casa de quem ele estava indo, só descobriu sobre o acidente porque, como ele demorou, ela fez o percurso pelo que ele viria, pensando que um pneu tivesse furado, o carro quebrado, e encontrou o carro dele em um poste e foi atrás dele em hospitais da região. Até agora eles não sabem direito como foi o resgate. A polícia não ligou, quem ligou foi o CET na manhã seguinte visando que iria rebocar o carro, porque ele estava atrapalhando o trânsito. Enfim, o golpe é assim: um "policial" bonzinho e prestativo te liga e diz que encontrou aquele número em um celular de uma pessoa acidentada. As informações são vagas porque ele, na verdade, não tem informação alguma, vai pescar tudo de você. Vai perguntar seu nome, vai te fazer dizer nomes de parentes, onde trabalham, coisas do gênero. Aí a coisa muda de figura: de repente o "policial" bonzinho vira um bandido muito mal que diz que o acidente é mentira e que ele sequestrou a pessoa do celular e exige que você vá ao banco para fazer um depósito. Muita gente já caiu neste golpe. Se você receber uma ligação destas, desligue imediatamente, todas as vezes era apenas uma mentira, ninguém havia sido sequestrado, as ligações são provenientes de presídios no Rio de Janeiro na maioria das vezes. Informe seus familiares e amigos para ficarem cientes e não caírem no golpe.

Há variações do golpe, mas o mais importante é desligar ao receber uma ligações destas e jamais passar nomes e detalhes ao telefone em ligações que você recebeu.

violinha at 10:04 PM | Comments (1)
21 dezembro, 2005

O moto perpétuo é um dos santos graals da ciência. O moto perpétuo ou moto contínuo é uma máquina que mesmo sem receber energia não pararia jamais de funcionar. Porém o moto perpétuo não existe e para que qualquer máquina funcione é preciso energia e portanto é necessário poupar energia, pois está não é eterna, pelo contrário, é finita. Eu meio que aplico esta teoria na vida. Há coisas em nossas vidas que não valem o dispêndio da energia necessária e, por outro lado, há outras que valem o gasto de energia porque as recompensas são muitas, como ler um livro ou ir ao cinema que se traduz em diversão e lazer, praticar esporte que vira boa forma, saúde e disposição, passar tempo com pessoas queridas cujo retorno emocional é enorme e também o trabalho em que se ganha de dinheiro para uns tantos prazeres nesta vida.

E eu vou mais além nesta teoria: há que se pensar os ganhos e gastos em termos emocionais também. Um relacionamento cheio de brigas, de desconfianças, de vai-e-voltas, de horas perdidas em discussões e promessas que não serão cumpridas este é um relacionamento que em si já consome grande parte da energia de alguém, energia esta que poderia estar sendo gasta em coisas mais produtivas, mas que é gasta exclusivamente na tentativa de manter o relacionamento que faz mal e faz mal porque consome a energia produtiva. Por outro lado há relacionamentos que auxiliam na manutenção da energia, relacionamentos onde há equilíbrio e apoio, é claro que todos os relacionamentos enfrentam rusgas, mas nesta espécie aqui elas são exceção e não regra e então as pessoas envolvidas nele tem energia para aplicar em outras conquistas de sua vida, assim este tipo de relação é daquelas que impulsiona a pessoa para frente e são para mim relacionamentos positivos, porque te fazem bem, já que não consomem sua energia, mas ajudam a criá-la e armazená-la.

violinha at 10:05 AM | Comments (2)

Você ainda digita letra por letra no seu celular quando vai enviar um torpedo? Para fazer um S você aperta quatro vezes o 7? Pare já com isto, comece a usar o T9! É fácil de aprender, quer ver? Quer digitar beijo? Aperte 23456 e pronto: beijo na tela. Quer digitar tudo bem? 8836 espaço 236 e na tela: tudo bem. O dicionário T9 busca as ocorrências mais comuns de palavras com aquele conjunto de letras e em alguns aparelhos palavras novas podem ser adicionadas e, comprovadamente, ele diminui o tempo de digitação, além de terminar com aquela praga de 'revolucaum dos ddos' lançada pelo marketing semialfabetizado da morto.

E se o T9 não tiver a palavra? Aí sim, você a digita pelo método tradicional.

violinha at 09:45 AM | Comments (2)
20 dezembro, 2005

Amiga chique são sempre outros 500! Primeiro, seu trabalho foi noticiado pela Erika Palomino e agora na revista Vogue. E não bastasse tudo isto, ela é um amor. Então corram e comprem seu ragdoll antes que acabe!

violinha at 04:22 PM | Comments (2)

Pout'pourri para fechar as contas deste ano:

Para um velho amor:

It must have been love
but it's over now.
It must have been good
but 'you' lost it somehow.

Para o novo amor:

Vincerò per te le paure che io sento,
quanto bruciano dentro le parole che non ho più detto.

violinha at 01:27 AM | Comments (0)

FutureMe é um site para que você envie e-mails para si próprio no futuro.

violinha at 01:11 AM | Comments (0)
19 dezembro, 2005

Cada dia mais eu tenho menos tolerância a fumantes. Quanto menos eu convivo com a incômoda e mal cheirosa fumaça, mais incômoda e mal cheirosa ela se torna quando venho a ficar perto de um fumante. Some-se a isto o fato de que poucos fumantes respeitam os não-fumantes, acreditando que fumar é um ato tão normal como não fumar e colocando em risco não apenas a própria, mas também a saúde dos que não querem colocar o tubinho de câncer na boca. Agora, pior que fumante, apenas fumante metido a natureba. Fica ridículo alguém que traga mais de sei lá quantas substâncias cancerígenas fazendo discurso de que não come tal carne porque faz mal à saude. Fumar faz mal à saúde, à pele, ao cérebro, ao sistema circulatório e reduz [comprovadamente] seus anos de vida. Fumar faz mal, comer não faz mal. Então, fumantes naturebas, primeiro digam não ao tubinho aceso de câncer e depois façam seus discursos sobre comidas que fazem mal à saúde.

violinha at 03:01 PM | Comments (2)

Quando eu terminei o doutorado, estava com alguns quilos indesejados a mais. Foram 6 ou 7 quilos, mas que me faziam me sentir o godzilla andando na rua. Eu estava me sentindo enorme e nada bem comigo mesma, mas não estava a fim de fazer regime em médico ou desses de comer uma azeitona, uma uva e 10 grãos de arroz de revistas femininas. Aí eu criei minha própria dieta: ao invés de jantar, eu tomava aquela sopa de saquinhos, aquelas com porções individuais. Deu certo e em 4 semanas eu já voltei a entrar nas minha calças.

Creio que uma dieta assim não funciona para quem precisa perder muito peso, mas para recuperar as roupas que ficaram um número menor deu certo comigo.

violinha at 02:52 PM | Comments (0)

Hoje eu me livrei de vez do purgatório das namoradas: depois de passar a manhã toda na biblioteca do IAG, eu até tenho crédito para pecar que ainda assim vou direto para o céu das namoradas.

violinha at 02:43 PM | Comments (0)
18 dezembro, 2005

Roubaram minha metáfora do amor.

violinha at 11:01 AM | Comments (2)