20 outubro, 2006

Os Estados Unidos decidiram unilateralmente que terão acesso irrestrito ao espaço sideral. Ah tá. Então eu vou parafrasear Francisco I, da França, quando soube do tratado de Tordesilhas que separava o novo mundo [a américa] entre espanhóis e portugueses: "gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que nos afastou da partilha do espaço".

violinha at 01:33 PM | Comments (2)

O mundo realmente mudou. Hoje eu parei o carro no posto do extra fui atendia por uma frentista e na hora de pagar a "mocinha" do caixa era um rapaz. Muito mais justo um mundo que começa a se desprender da divisão sexual do trabalho.

violinha at 01:26 PM | Comments (0)
19 outubro, 2006

Começa hoje a mostra internacional de cinema de São Paulo e, como em todos os anos, eu já fiz a lista dos filmes que eu quero ver. Agora se eu vou realmente vê-los é uma outra história.

Esta semana, junto com a abertura da mostra, acontece o salão de automóvel e o bienal de artes, além do grande prêmio Brasil de Fórmula 1 que foi empurrado do começo da temporada para o final dela. Festa para o setor hoteleiro, que não tem vagas para ninguém, mas não seria melhor pensar melhor estas datas não?!

O trânsito fica infernal, mas dá um baita orgulho estar na cidade que vira capital cultural do planeta por algumas semanas quando se unem: mostra, bienal e salão do automóvel.

O principal motivo para o grande prêmio Brasil de F-1 ter mudado para o final da temporada foi para fugir da época de chuvas na cidade. Advinhem só como está o tempo aqui? Quem disse chuvoso, acertou!

violinha at 03:35 PM | Comments (1)
18 outubro, 2006

Há mais de 2 mil anos o Império Romano continha as massas deixando-as felizes com a chamada política do pão e circo: distribuia-se comida e diversão para o povo e eles ficavam contentes com o governo. No Brasil de hoje há denúncias de compras milionárias de dossiês, valeriodutos cuja origem do dinheiro jamais foi explicada, deputados envolvidos em intermediações milionárias de ambulâncias e o povo comendo graças ao bolsa família e assistindo TV por conta do Luz para Todos não se toca de que a comida poderia chegar mais farta à sua mesa e sem apadrinhamento se toda esta bandalheira não acontecesse.

violinha at 03:10 PM | Comments (0)
17 outubro, 2006

Inteligência artificial é um filme que Steven Spielberg fez a partir de uma idéia de Stanley Kubrick de adaptar o pequeno conto superbrinquedos duram o verão todo de Brian Aldiss para o cinema. O filme não fez sucesso e sinceramente eu não entendo o porquê. A história narra principalmente a angústia humana de David em desconhecer sua condição de andróide que gera a rejeição da mãe cujo amor deseja tanto. Claro que a história em si não é nova, temos a mesma angústia retratada [muito mais brilhantemente, diga-se de passagem] em blade runner. Porém não há como não se identificar com a angústia de andróides que desconhecem sua não condição de humanos, porque ela se parece demais com a angústia humana de desconhecer o verdadeiro motivo de sua existência ora querendo e ao mesmo temendo que não passemos de um grande sucesso evolutivo, ora desejando que façamos todos parte de um plano divino e inquietando-se com a possibilidade de diante Dele pagar por nossos erros humanos.

violinha at 02:43 PM | Comments (5)

A pior tática para se conquistar alguém que se gosta é correr atrás. O instinto de quem gosta manda correr atrás, mas a melhor estratégia é ignorar. Nada como uma bela ignorada para aquela pessoa que te despreza te ver com novos e desejosos olhos. Só que esta fantástica tática não funciona apenas em relacionamentos amorosos, ela funciona e muito nas relações de consumo e deve ser sempre aplicada. Quer comprar geladeira, TV, carro, apartamento? Veja o preço, mostre interesse, dê uma sumida, mostre dúvidas, mude de idéia e o preço cai, as condições ficam facilitadas, te presenteiam com um brinde pela compra. Tentem e verão como funciona!

violinha at 02:26 PM | Comments (2)
16 outubro, 2006

Muito se critica a justiça de países com democracias fracas e/ou recentes. Porém o que dizer da Inglaterra que insiste em não julgar os assassinos do brasileiro Jean Charles? É horrível afirmar que se fosse um cidadão britânico o tramento aos policiais não seria assim, mas como não pensar algo assim?

violinha at 11:31 AM | Comments (1)

Acredito mais em competência do que sorte. É claro que, por vezes, a sorte ajuda, porém o fundamental é ter competência para ir à luta e conquistar as coisas. Mas a sorte ajuda sim e aqui esta um exemplo: penúltima etapa da MotoGP [a Fórmula 1 das motos] e o norte-americano Nick Hayden estava à frente de Valentino Rossi [o Schumacher da motocicleta, 7 vezes campeão da categoria máxima da motovelocidade] que vinha, nas últimas corridas descontando a diferença para o líder, ontem Hayden caiu, Rossi chegou em segundo e saiu do autódromo como novo líder. E só resta uma prova para o final. A sorte ajudou aqui, hein?!

violinha at 11:27 AM | Comments (0)