Ontem foi apreendido em São Paulo um carro com 3 milhões em multa, como se tratava de um corsa 96, as multas equivalem a mais de 250 vezes de seu valor. Quantos carros iguais a este e outros, sem condições de transitar, circulam pelas ruas de São Paulo todos os dias? Aí os políticos ficam prometendo planos mirabolantes para solucionar a questão de trânsito: linhas de metrô que demoram uma década para serem construídas em 90 dias, cobrir os rios Tietê e Pinheiros e colocar vias ali - e adeus à possibilidade de vê-los se tornar rios e deixarem de ser esgotos a céu aberto um dia - mais linhas de ônibus, ciclovias - sem considerar a questão da segurança do ciclista, ou muitos vão sair de casa de bike e voltar a pé - , mas que tal pensar algo simples, prático e perfeitamente legal? Que tal começar tirando das ruas os carros que não podem ou não deveriam circular? Que tal implantar a inspeção veicular definitivamente?
Algum político acredita mesmo que ligações gravadas vão mudar o voto de alguém? Devem acreditar. Assim como acreditam que dizer o nome e o número rapidinho na TV irá garantir vaga como vereador.
Enquanto não implantarem o sistema de voto distrital do Brasil a coisa ficará para sempre assim, desandada. E a reforma política, cadê?!