08 junho, 2010

O Edu se foi esta manhã. Depois de uma vida longa, plena e feliz, um tumor violento na boca nos obrigou a colocá-lo para dormir. Não quisemos prolongar o sofrimento de um gato que, em seus 18 anos de vida, sempre foi tão independente. Ele foi com o mínimo de dor, foi uma escolha doída, mas necessária, escolhemos deixá-lo ir sem dor em um quadro cujo diagnóstico era sem esperança. Não quisemos esperar mais um dia e arriscar que ele tivesse uma noite de dor, ou pior, levá-lo para ser eutanasiado em uma clínica estranha. Ainda estou em estado de choque, sei que ele não está mais aqui, mas doeu do mesmo jeito dar comida pra meninas e ver a vasilhinha dele lá, no armário. Não tive coragem ainda de mexer nas coisas dele.

Foi um privilégio ter um gato como o Edu. Sentirei muito sua falta. Ele era um companheiro maravilhoso, sempre carinhoso, embora daquele seu jeito meio distante, mas sempre presente e só gostava de colo em pé. O Edu adorava a companhia de outros gatos, embora não tivesse a menor paciência com filhotes. Se hoje temos as meninas foi porque ele sempre gostou de companhia, embora tenha sido gato único até os 9 anos de idade.

Me disseram que fui forte ao escolher deixá-lo ir sem ser egoísta e insistir em uma cura improvável, que fui forte ao ficar com ele nos braços durante o procedimento da eutanásia e ao segurá-lo e colocá-lo na cova onde irá descansar pra sempre. Se fui forte - não acho que fui, acho que fiz o que era necessário - , mas se fui mesmo forte, fui por ele, porque o Edu não merecia nada diferente.

Não vou pegar outro gato para substitui-lo tão cedo. Tenho de respeitar meu luto, o luto do pessoal aqui de casa e o luto das minhas meninas. Nenhum gato substituirá o Edu, porque ele era único, assim como são minhas meninas. Não seria justo com o Edu nem com o gatinho. Quando chegar a hora de adotar um filhote, será porque está na hora de amar um novo filhote.

A doutrina espírita diz que animais reencarnam imediatamente, se for mesmo assim hoje nasceu em algum lugar do mundo um gatinho muito especial, que fará muito feliz quem o adotar.

violinha at 08:08 PM | Comments (3)