17 agosto, 2011
Em julho quando estive em Paris, visitei Auvers-sur-Oise, a última cidade onde viveu Van Gogh. Ele passou apenas 70 dias nesta cidade, antes de se suicidar, mas pintou 80 quadros e alguns de seus mais famosos, como este da igreja:



Que eu fotografei:

a igreja

O que mais impressiona, fora o realismo das cores - o céu de Auvers é realmente azul cobalto - é o quanto Van Gogh precisava pintar, sempre me pergunto que demônios atormentavam este homem a ponto que a única coisa que lhe dava paz era pintar. Sua história de vida lembra o conto "os sapatinhos vermelhos" de Hans Christian Andersen em cuja trama uma menina coloca sapatilhas não param jamais de bailar. Assim como Van Gogh que só conseguiu parar de pintar com um tiro na cabeça.
violinha at 05:19 PM | Comments (1)
15 agosto, 2011
Ontem, domingo, eu enrosquei no trânsito que se forma devido ao uso de uma das pistas do leito carroçável por ciclistas todos os domingos, entre as 7h e as 16h, a chamada ciclovia. É justo que os ciclistas tenham onde circular, ainda mais em um trânsito como o nosso, onde respeito é uma palavra inexistente, mas se há todo uma operação montada para circularem, não seria mais inteligente estender a operação e desviar parte do trânsito, sinalizar a existência da ciclovia em vias anteriores, onde seria possível evitá-la, do que obrigar o paulistano a encarar congestionamento também aos domingos? Para mim a implantação da ciclovia aos domingos claramente faz parte de um plano maior de implantar ciclovias definitivas nas ruas da cidade de São Paulo. E a bicicleta é um meio de transporte barato, eficiente, não poluidor e saudável. Porém não basta apenas criar vias por onde as bicicletas circulem, mas é preciso que aja também segurança, não apenas a segurança da integridade física e da vida do ciclista em relação aos demais veículos, mas também a segurança patrimonial, para que o ciclista não volte a pé para casa.
violinha at 01:05 PM | Comments (0)